Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores

Isabella de Cássia Netto Moutinho

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M867c

Esta Tese é desenvolvida no interior da Neurolinguística de orientação Discursiva e tem como objeto principal de reflexão o papel da formação de professores no processo de patologização de dificuldades constitutivas da aprendizagem de leitura e de escrita. Um levantamento bibliográfico mostrou que a formação de professores é marcada por um olhar clínico (HORA, 2011) que espera um aluno padrão, não aceita diversidades e transfere para o âmbito da patologia certas dificuldades que, muitas vezes, ou são constitutivas do processo de aprendizagem ou são de ordem social, psicoafetiva, cultural ou pedagógica. Para investigar se esse olhar permanece na contemporaneidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores das redes pública e privada atuantes no Ensino Fundamental I. A análise desses dados permitiu compreender como o olhar clínico se perpetuou ao longo dos anos na formação docente – inicial e, sobretudo, continuada - e como ele opera hoje, sobretudo no papel assumido pelas neurociências ou neuroeducação. Por fim, esta pesquisa analisa as recentes investidas do governo contra a educação materializadas na nova política de alfabetização publicada em 2019, que impõe o método fônico para a alfabetização e determina que o aparato teórico que embasará esta prática deve ser o das ciências cognitivas. As problematizações, à luz da ND, afirmam que entender como a medicina ocupou posição de protagonismo no debate sobre as dificuldades escolares é essencial para desvelar o processo de patologização, que tem sido uma das justificativas para o fracasso escolar na contemporaneidade, bem como para construir um contradiscurso que responda a ele.

Palavras-chave: Docentes - Formação; Dislexia; Distúrbios da aprendizagem; Leitura; Escrita.