Resumo

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Formação docente em um site de rede social para professores de PLE : da organização e dos indícios de identidades

Daniel dos Santos

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Sa59f


Resumo:
As variadas formas de conectar-se e estabelecer diálogos em rede são uma realidade inerente da contemporaneidade, tal como uma mudança paradigmática no conceito de identidades, dados os atributos característicos do cotidiano imbricado com sites de redes sociais e com a formação de comunidades online. Por meio desses pressupostos, tomo por objetivo geral investigar e analisar, a partir da epistemologia da emergência pós-moderna (SOMERVILLE, 2007; 2008), como um grupo aberto no Facebook, voltado ao ensino de PLE/PL2, se evidencia e se (re)constrói como um espaço formativo, mediante interações e relações produzidas por meio desse agrupamento — aqui compreendido como uma comunidade virtual de aprendizagem, e, portanto, elemento propulsor de construção de saberes em ambientes online (LEFFA; HEEMANN, 2013). Em vista disso, procuro responder a duas perguntas de pesquisa, a saber: (i) Como se constitui e se organiza o grupo “Ensinar português como segunda língua” enquanto experiência formativa de professores de Português Língua Estrangeira? e (ii) Como os membros dessa comunidade se posicionam e (re)constituem suas identidades discursivamente em meio aos temas mobilizados de forma mais recorrente nas interações do grupo? Partindo de pressupostos teórico-analíticos como a (re)constituição da área de Português Língua Estrangeira, a linguagem nos estudos bakhtinianos (VOLOSHINOV, 2017) e o papel central das formações identitárias (MORGAN, 2017) na sociedade online (SANTAELLA, 2007; 2013), adoto uma abordagem metodológica-ontológica-epistemológica que, imbricada à ideia de emergência e vinculada ao panorama da Linguística Aplicada Crítica e Indisciplinar (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), se utiliza de variados recursos de pesquisa: observação-participação e diários de campo, análise de redes sociais, grupos focais e questionários, a fim de produzir dados, de forma ativa e processual. Por se tratar de um movimento investigativo de características implicacionais e interventivas, esta pesquisa procurou problematizar os conceitos de comunidades de aprendizagem online e, eventualmente, oferecer (novas) possibilidades para o grupo analisado no que diz respeito às práticas formativas e às experiências de (des)aprendizagens, identificando indícios de construções identitárias na formação contínua de professores de Português Língua Estrangeira. Dessa maneira, foi possível analisar um paradigma de formação docente que se matiza em meio ao percurso e ao plano da experiência de professores de PLE, resultado do intercâmbio dos membros do EPSL e do encontro com aqueles que escolhemos como docentes em nossos percursos profissionais (CARVALHO, 2016); além de se tratar de um processo sempre em devir, inacabado (FREIRE, 2004). Por fim, também foi possível identificar a indissociabilidade da identidade docente dos ambientes formativos, uma vez que esta se realiza com base nas visões mobilizadas acerca das visões de lingua(gem), dos contextos de ensino-aprendizagem, entre outros aspectos do ser e do fazer do professor (MORGAN, 2017) — resgatando o caráter de continuidade da educação online, que permeia comunidades de aprendizagem em sites de redes sociais (SANTOS, 2006).

Palavras-chave: Português como língua estrangeira; Docentes - formação; Pós-modernismo; Facebook (Rede social on-line).

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