Resumo

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Incesto e fan fiction : entre interdito e transgressão

Rafael Salmazi Sachs

Orientador(a): Daniela Palma

Doutorado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Sa14i


Resumo:
A tese objetiva caracterizar práticas de escrita e leitura de fan fictions que retratam situações concretas ou fantasiosas de incesto. Baseia-se, para tanto, no entendimento de que as fan fictions são formas contemporâneas de expressão artística derivadas de objetos culturais variados, conforme definidas por estudiosos do campo dos fan studies desde a década de 1980. Justifica-se a escolha de tal objeto por uma necessidade de se estudar mais profundamente a relação, ainda incompreendida, entre o erotismo e o incesto na literatura de fãs, associação que se destaca pela importância antropológica, sociológica e filosófica da discussão sobre o incesto. Ademais, reitera-se que, na Linguística Aplicada, as fan fictions vêm sendo abordadas como recurso ao ensino de língua, em iniciativas que passam ao largo da existência, nos fandoms, de histórias com diferentes graus de romantização do incesto, frequentemente relatado, em vários casos, de forma explícita e até violenta. Fundamenta-se a análise numa revisão teórica acerca de diferentes concepções sobre o incesto em sua relação com a literatura, a partir de campos disciplinares distintos: a psicanálise de Freud e Lacan, com aportes das obras de Safatle e Sperber; a antropologia de Lévi-Strauss; a filosofia do erotismo e a reflexão sobre a literatura em Bataille; e, finalmente, algumas considerações linguísticas, literárias e semiológicas de Barthes e Genette, aqui empregadas para a compreensão das fan fictions como hipertextos de caráter narrativo e mítico. Tais elementos teóricos foram utilizados como referencial para a leitura de diversas amostras de fan fictions sobre incesto, obtidas a partir de minha experiência pessoal com fandoms e das ferramentas de busca dos sites Fanfiction.net e Spirit Fanfics, ambos muito utilizados por brasileiros. Constituiu-se, a partir dessa leitura, um agrupamento reduzido com 36 fan fictions sobre incesto, que foram reunidas em dois eixos, a depender da forma mais ou menos direta como apresentam as cenas incestuosas ao longo da narrativa. Apresenta-se, a partir desse corpus, uma análise minuciosa de dois exemplos representativos de cada agrupamento, a partir de três procedimentos principais: primeiro, quanto à articulação de seus elementos narrativos e dos significantes de parentesco; depois, quanto às transformações e imitações que estabeleceram em relação aos objetos tomados por fontes; finalmente, a partir da discussão dos comentários publicados por leitores a cada texto. Os resultados evidenciam a preponderância, nos textos lidos, dos procedimentos narrativos de focalização interna fixa ou variável, tanto em homodiegese quanto em heterodiegese; revelam, ainda, grande aproximação das narrativas ao modo dramático, por vezes em aparente inspiração audiovisual. Indicam, principalmente, que as fan fictions observadas se marcam, na própria retratação da transgressão, por apagamentos significativos: de personagens que poderiam barrar a transgressão; do escritor e do leitor, atores principais dessas práticas, que também se ficcionalizam ao adotar nomes de usuário inspirados em seu universo de referência; da própria transgressão incestuosa, quando suplantada pela exacerbação grotesca de outros interditos, ou esquecida pelos leitores nos comentários. Percebe-se, assim, um forte componente palimpséstico na relação entre literatura e incesto, que só parece possível num entredizer, entre velho e novo, entre interdito e transgressão.

Palavras-chave: Incesto; Literatura; Psicanálise; Erotismo; Fan fiction.

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