Resumo

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Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas

Roziane Keila Grando

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Doutorado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G764i


Resumo:
O objetivo da pesquisa discutida nesta tese foi estudar o impacto de um evento de formação continuada sobre leitura de anúncios audiovisuais, para professores atuantes na educação básica, a partir de uma proposta de leitura crítica. Os objetivos específicos consistiram em: a) refletir o processo de transformação das professoras e suas implicações para o ensino da leitura multimodal crítica, a partir das representações de estereótipos de gênero que orientam os discursos das participantes da pesquisa; b) observar as contribuições e limitações do curso de extensão sobre leitura multimodal crítica, por meio das apreciações valorativas e percepções das professoras cursistas acerca do trabalho com os multiletramentos voltados para leitura de anúncios audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, com observação participante de caráter qualitativo interpretativista. Os principais procedimentos adotados para geração de dados foram ‘grupo focal’ e ‘aplicação de questionários’. O corpus de análise foi constituído por (i) audiogravações de dois encontros dos grupos focais; utilizando-se dados secundários obtidos por meio de: (ii) dois questionários de perguntas semiabertas; (iii) notas do diário de campo da pesquisadora; (iv) e atividades realizadas durante o curso, tais como storyboard; e (v) excertos de falas audiogravadas das professoras em formação. A perspectiva teórico-metodológica adotada é baseada na Pedagogia dos Multiletramentos, nos Novos Letramentos e no Letramento Crítico. Para tratar das relações identitárias, realizou-se interface com os Estudos Culturais e os da Comunicação para debater a criação de anúncios publicitários e, para tratar especificamente sobre multimodalidade, elucidam-se autores que discorrem sobre a Semiótica Social. Para a construção dos dispositivos de análise, recorreu-se às definições de Discurso, conforme (GEE, 2008) aliadas aos movimentos da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009). Os resultados do estudo revelaram posicionamentos de discursos calcados em representações que objetificam e essencializam as relações de gênero, ancoradas em Discursos hegemônicos naturalizados, evidenciando que as docentes participantes do curso desenvolvem uma leitura multimodal algumas vezes orientada pelo grafocentrismo. Por outro lado, verificaram-se dados que evidenciam tentativas de questionamento e ruptura com os discursos hegemônicos, no momento da leitura dos anúncios audiovisuais, analisados com a experiência do novo e aplicados criativamente. A presença de tais discursos e representações leva a refletir as implicações para o ensino de línguas, no que tange à formação de professores para a leitura multimodal crítica, como um processo de constantes transformações em nossa forma de agir, enxergar e (re)significar nossa realidade.

Palavras-chave: Docentes - Formação; Leitura multimodal; Línguas - Estudo e ensino.

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