Para além das fronteiras : narrativas de professores universitários sobre o lugar do Português como Língua Adicional no Amapá

Tiêgo Ramon dos Santos Alencar

Orientador(a): Ana Cecília Cossi Bizon

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - AL25p

Esta pesquisa investiga como professores universitários narram o lugar do Português como Língua Adicional (PLA) no estado do Amapá, partindo da constatação de que a área, cujo desenvolvimento tem se intensificado nas últimas décadas, ainda é pouco explorada na região. Além disso, objetivou-se elencar e analisar ações que contemplaram a disciplina na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), durante o período que abrange o decênio 2007 – 2017. A universidade foi escolhida por ser a única instituição amapaense a contar com ações no âmbito do PLA. Afiliada à vertente INdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), esta pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista, foi desenvolvida tendo os seguintes instrumentos de geração de registros: (i) entrevistas semi-estruturadas áudiogravadas e conversas informais, via redes sociais on-line, com oito professores envolvidos com as ações de PLA na UNIFAP, e (ii) composição de um corpus documental constituído de notícias, editais e projetos pedagógicos sobre PLA na UNIFAP, disponíveis na internet. Os principais conceitos teóricos mobilizados para a análise dos dados foram: internacionalização (SOUSA SANTOS, 2002; ALTBACH; KNIGHT, 2007; LAUS, 2012; BIZON, 2013; ANDREOTTI, 2015), globalização (BAUMAN, 1999; M. SANTOS, 2001), políticas linguísticas (RIBEIRO DA SILVA, 2011, 2013; SPOLSKY, 2004; SHOHAMY, 2006), narrativas e posicionamentos (LANGENHOVE; HARRÉ, 1999; WORTHAM, 2001; FABRÍCIO; MOITA LOPES, 2002; THREADGOLD, 2005; DE FINA; GEORGAKOPOULOU, 2011). A análise das narrativas aponta para uma área de PLA ainda inicial e recente no Amapá, construída, essencialmente, por meio de cursos de extensão e de uma disciplina curricular presente nos cursos de Letras da instituição investigada. Ademais, os docentes evidenciam a importância da área de PLA para o desenvolvimento institucional e destacam seu potencial para o ensino, pesquisa e extensão universitária. Os professores também elucidam a relevância da região fronteiriça Brasil-Guiana Francesa para a potencialização de ações no âmbito do PLA. Com isso, espera-se construir subsídios para possíveis projetos de internacionalização e de ensino de PLA nas universidades brasileiras, bem como para cursos de formação de professores de PLA, particularmente em contexto amapaense, marcado por uma propícia condição fronteiriça, a qual pode convergir para um desenvolvimento expressivo da área.

Palavras-chave: Português como segunda língua; Universidades e faculdades; Internacionalização; Amapá.