Letramentos, prática docente e ensino de leitura e de escrita : tensões e resistências em uma escola pública da periferia de Belém-PA

Débora Cristina do Nascimento Ferreira

Orientador(a): Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Co-orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F413L

O objetivo da pesquisa é investigar as práticas de letramento construídas por uma professora de Língua Portuguesa para o ensino de leitura e de produção textual em uma escola pública, de Ensino Médio, de Belém-PA, considerando as demandas formativas locais e as finalidades de formação do nível de ensino. Para a concretização da investigação, foi efetivada pesquisa de cunho etnográfico (VÓVIO E SOUZA, 2005; MOITA-LOPES, 2013; GARCEZ E SCHULZ, 2015; ANDRÉ, 1995) em uma escola da rede estadual, durante o ano letivo de 2016. O referencial teórico convocado compreende: as concepções de escrita e de letramento como manifestação sociohistórica, ancorada e ressignificada em diferentes contextos socioculturais (STREET, 1984, 1990, 2010, 2014; ZAVALA, NIÑO-MURCIA E AMES, 2004; KLEIMAN, 1995, 2016; BARTON E HAMILTON, 1998; JANKS, 2010, 2012, 2016; FREIRE, 2011; ROCHA E MACIEL, 2013); o debate promovido no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada acerca do Ensino Médio no Brasil e de prática de ensino de Português, levando em consideração as disputas sociais e de poder que o inscrevem como profícuo e pertinente campo de pesquisa teórica e aplicada (BUNZEN E MENDONÇA, 2006, 2013; SILVA, 2012, 2015; KRAWCZYK, 2009; FRIGOTTO, 2005). A análise dos dados sinalizou para as seguintes configurações do trabalho: (i) no primeiro semestre de trabalho, uma prática docente mais voltada ao ensino de leitura, com foco para a discussão de temas sociais, a partir de textos vernaculares, a fim de tentar engajá-los não só para atividades escolares (pesquisa, seminário, leitura e análise de textos), mas também a um engajamento social, próximo a uma educação crítica, participativa, politizada, que teria como fim a construção e a realização de uma ação social: uma caminhada pelas ruas do bairro; (ii) no segundo semestre de trabalho, uma prática docente mais voltada para o ensino de escrita de uma redação, desenvolvida, basicamente, a partir da discussão de temas sociais, leitura de textos ligados a uma esfera mais didática e formal e apresentação de um modelo de escrita. Nesse sentido, percebe-se que a prática docente busca atender a diferentes necessidades que se refletem no campo da re (construção) da práxis curricular do Ensino Médio. Por um lado, a valorização, o reconhecimento e a visibilidade de um contexto local/vernacular, a fim de problematizar acerca da realidade circundante, tentando colocar o sujeito como protagonista da uma formação cidadã, letrada. Por outro lado, as ações didáticas estão voltadas a atender a uma demanda escolar, no sentido de socializar um saber legitimado, que, em tese, contribuiria para encaminhar este sujeito ao ensino superior. A conjugação do atendimento a esta demanda constitui um trabalho de ensino de leitura e de escrita voltado à resistência e a sobrevivência destas populações, em um contexto de extrema vulnerabilidade social, situado em uma das metrópoles da Amazônia (LOPES et al, 2017, 2018).

Palavras-chave: Ensino Médio; Prática docente; Letramento; Língua Portuguesa - Estudo e ensino - Brasil.