O ensino de produção textual em materiais apostilados

Vinicius Giro Teixeira

Orientador(a): Jacqueline Peixoto Barbosa

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - T235e

Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, teve como objetivo analisar o ensino de produção textual em dois Sistemas Privados de Ensino (SPE) do primeiro ano do Ensino Médio, materiais apostilados não avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que são encontrados com frequência nas escolas brasileiras. Muitos SPE estão vinculados à ideia de qualidade superior, pois são encontrados em escolas privadas e alguns deles têm sido adquiridos para serem utilizados em escolas públicas. A partir de uma revisão da literatura que procurou destacar as principais contribuições da Linguística textual, dos estudos sobre gêneros do discurso e dos estudos sobre letramento para o ensino de produção de texto e justificar a pertinência de uma concepção interativa pautada pela consideração de práticas contextualizadas de escrita, buscou-se avaliar se o trabalho com a produção de textos proposto pelos SPE consideravam as pesquisas e teorizações dos estudos da linguagem, se contribuíam ou não com o desenvolvimento da proficiência em escrita e qual era a concepção de ensino de escrita subjacente. A análise mostrou que muito pouco das contribuições contemporâneas da área foi incorporado, já que a maioria das propostas de produção escrita não prevê um contexto de produção e algumas delas sequer indicam um gênero ou tipo de texto e, quando o fazem, o gênero ou tipo de texto em questão não são explorados de forma adequada. Tampouco as propostas contribuem com o desenvolvimento da proficiência escritora, já que a grande maioria não explora elementos da textualidade, não considera as etapas do processo de produção de texto nem preveem elaboração temática suficiente. Embora com diferentes ênfases e perspectivas, um mais adepto do método retórico-lógico e outro do método textual-comunicativo, a concepção de ensino de produção de textos de ambos os materiais se distancia dos diálogos com a produção acadêmica da área, pois os materiais são permeados por propostas que não consideram as práticas sociais nem estimulam a possibilidade de formação de sujeitos críticos.

Palavras-chave: Material didático; Sistema Privado de Ensino; Língua Portuguesa (Ensino Médio) - Estudo e ensino; Textos - Redação - Estudo e ensino.