O dialeto caipira no município de Itatiba-SP

Luna Sartoratto Plaza

Orientador(a): Emilio Gozze Pagotto

Mestrado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P699d

Este trabalho é uma pesquisa de interface entre a Sociolinguística e a Análise do Discurso, cujo objetivo é a descrição do dialeto caipira no município de Itatiba, localizado no interior do estado de São Paulo, bem como o entendimento da construção de sentido dessa palavra - caipira - nessa comunidade de fala. Para a análise descritiva desse dialeto em Itatiba, foram selecionadas nove variáveis de natureza fonológica: realização das consoantes /t/ e /d/ antes de /i/ (passível de palatalização ou não); realização de /r/ em coda; realização de /?/ em primeira posição de ataque; realização de /?/ em segunda posição de ataque; realização de “r forte” em ataque; troca da lateral alveolar por [?] no ataque da sílaba, chamada de rotacismo em ataque silábico; troca de glide [w] por [?] na coda da sílaba, chamada de rotacismo em coda silábica; troca da lateral palatal [?] pelo glide [j], fenômeno chamado de vocalização (ou iotização), da lateral palatal e realização de vogais átonas finais /e/ e /o/ (passível de elevação ou não). A escolha das variáveis se deu com base nos trabalhos de Amaral (1920), publicação mais antiga que se tem sobre o dialeto caipira no Brasil, Rodrigues (1974) e Castro (2006), pesquisas realizadas nos municípios de Piracicaba e regiões de Minas Gerais e Paraná, respectivamente. O corpus é constituído por dados de produção de fala de 30 pessoas nascidas e residentes em Itatiba, que foram retirados de entrevistas sociolinguísticas feitas individualmente com cada um dos informantes. As entrevistas serviram de meio para levantamento quantitativo de variantes e para análise discursiva, cujo propósito é averiguar o que se entende por caipira em Itatiba e como os itatibenses constroem a própria cidade no discurso. Para a análise dos processos de variação, foi adotada a Teoria da Variação e Mudança, concebida por Labov (2008 [1972]) e Weinreich; Labov; Herzog (2006 [1968]), para averiguação das correlações entre as variantes e algumas categorias sociais, além da análise discursiva de alguns trechos das entrevistas, amparada pela Teoria Materialista do Discurso, concebida por Pêcheux (1997 [1988]). Palavras-chave: Sociolinguística, dialeto caipira, Análise do Discurso; palatalização das oclusivas dentais antes de /i/; variação linguística.

Palavras-chave: Sociolinguística; Dialeto caipira; Análise do Discurso.