Didascálico das Doutrinas de Platão de Alcínoo : tradução e estudo

Orientador(a): Flávio Ribeiro de Oliveira

Mestrado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F413d

O objeto desta dissertação consiste no estudo e na tradução, do grego antigo ao português, do Didascálico das Doutrinas de Platão (Didaskalikós tôn Plátonos dogmáton), cuja autoria, após amplo debate entre os estudiosos da Filosofia Antiga, vem sendo atribuída não mais a Albino (Albînos), filósofo médio-platônico em atividade no século II d.C., mas sim a Alcínoo (Alkinóos), a respeito de quem não dispomos de nenhuma informação biográfica precisa, mas que, baseado na evidência textual, teria estado em atividade entre os séculos I e III d.C., durante o Alto Império Romano, tendo, consequentemente, como possíveis contemporâneos, Plutarco de Queroneia, Filo de Alexandria, Apuleio de Madaura, entre outros. O tratado contém uma apresentação didática e, portanto, sistemática das chamadas “doutrinas” de Platão, possivelmente destinado a estudantes avançados, quiçá aspirantes a professores, de filosofia platônica. Na história da filosofia, essa obra ocupa um espaço importante, pois trata-se de um dos poucos testemunhos de, pelo menos, uma vertente de interpretação da filosofia de Platão nesse momento da história do Platonismo, que é tradicionalmente denominado Platonismo Médio (ou Médio-platonismo), já que corresponde ao período intermédio entre Platão (e seus discípulos imediatos) e o chamado Neoplatonismo, representado por Plotino. Alguns dos principais traços dessa vertente de interpretação da filosofia platônica seriam, por um lado, o seu caráter dogmático (por oposição ao caráter cético da Academia dos séculos III e II a.C.) e, portanto, possivelmente remontando à filosofia da chamada Academia Antiga (Espêusipo, Xenócrates e Pólemon; séculos IV e III a.C.), bem como à de Antíoco de Ascalônia, no século I a.C.; e, de outro lado, o seu caráter eclético, uma vez que aberta à influência da filosofia de outras escolas contemporâneas (estóicos, peripatéticos e neopitagóricos); constindo, assim, num momento singular na história do desenvolvimento do Platonismo na Antiguidade Tardia.

Palavras-chave: Alcinous; Didascálico; Platonismo Médio; Ecletismo; Dogmatismo.