Designações de texto na educação básica : as políticas públicas entre teorias e prática

Wagner Ernesto Jonas Franco

Orientador(a): Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F848d

Esta tese se inscreve na área da Semântica do Acontecimento, que considera que os sentidos são constituídos no acontecimento enunciativo, que é sempre político e histórico. O objetivo é analisar as designações da palavra texto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM – (1999). Consideramos esse documento como uma política pública produtora de consensos sobre o que e como ensinar na Escola. As análises observaram o funcionamento designativo da palavra texto nas três áreas que compõem o documento, abrangendo, assim, todas as disciplinas do ensino médio. Tomamos também como corpus, entrevistas com professores das diversas disciplinas do ensino médio de uma escola pública municipal na cidade de Pouso Alegre, MG. O procedimento de análise considerou como a palavra texto articulava-se e se reescriturava em enunciados que integravam os respectivos textos acima. Com isso, percebemos que o funcionamento político da enunciação produz a instabilidade da designação da palavra texto. Para os PCNEM, texto aparece, principalmente, como parte do que se reescritura por competência. Ler um texto é uma competência a ser desenvolvida no aluno. A palavra texto não ocorre em todas as disciplinas do documento. Nas que o fazem, texto é predicado por função comunicativa. Comunicar, via texto, está em rede parafrástica com Ensinar esta deriva para passar uma informação. Nas disciplinas que não citam o texto há a prevalência do ensino de um conteúdo disciplinar. Apenas as disciplinas de Artes e Filosofia predicam para o texto uma função além da comunicativa. Nas entrevistas com os professores, separamos as disciplinas em três grupos de acordo com os sentidos comuns à palavra texto. No primeiro grupo, estão as disciplinas que veem o texto como meio de transmitir uma informação ou conteúdo disciplinar. No segundo grupo, inserimos as disciplinas que compreendem o texto como conjunto de palavras ou ideias. No terceiro grupo, inserimos as disciplinas que o compreendem como o reflexo de uma situação. Ou seja, o texto está na relação com um contexto visto como pano de fundo de um acontecimento. Em geral, as disciplinas visam ensinar um conteúdo disciplinar descarnado de sua história, o que acaba por colocar o ensino do texto como um aspecto secundário na Escola.

Palavras-chave: Semântica; Ensino médio - Currículos; Professores; Escolas.