Resumo

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Teatro, discurso amoroso e sedução em Plauto e Ovídio

Guilherme Horst Duque

Orientador(a): Isabella Tardin Cardoso

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - D929t


Resumo:
As relações existentes entre a elegia erótica romana e a comédia nova grega e romana são um tópico recorrente em estudos que abordam a história do gênero elegíaco em Roma. Embora não haja ainda unanimidade entre os críticos sobre as raízes das semelhanças entre tais poéticas, trabalhos de gerações de especialistas – e.g. Leo (1900), Kistrup (1963), Yardley (1984) e Hanses (2015) – mostram que as coincidências de personagens, situações e modos de expressão entre os dois gêneros são muitas para se duvidar de que exista algum tipo de ligação entre eles. Partindo de um ângulo diverso, mais próximo aos trabalhos de Davis (1977; 1979a), que exploram a relação mais abrangente entre teatro e elegia apontando elementos dramáticos nas obras de Propércio e Ovídio, o presente estudo busca retomar as comparações entre a comédia nova e a elegia a partir da Ars Amatoria ovidiana e a peça plautina Mercator. Procurarei examinar os modos como as obras referidas reutilizam motivos e tópoi da poesia amatória grega e romana e os reapresentam de uma forma específica – que, embora semelhantes, são fundamentalmente diferentes em vários aspectos. Demonstrarei que a audiência/leitorado, em ambos os casos, é convidada a reexaminar a poesia erótica a que está familiarizada sob uma nova perspectiva, questionando, por um lado, o valor de expressões de sentimentos amorosos, e, por outro, as intenções implícitas de tais expressões. Semelhantemente a Plauto, Ovídio tinha à sua disposição um rico repertório poético com que dialogar, imitar, e superar; e, assim como o comediógrafo, seu tratamento cínico da matéria erótica na Ars Amatoria resulta em um alto teor metapoético identificado em seu texto. Apontando este traço em comum entre a poesia ovidiana e a plautina, busco trazer a lume novamente as relações entre elegia e comédia e contribuir para o avanço das discussões sobre o tema.

Palavras-chave: Ovídio; Plauto; Elegias; Comédia.

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