Tecnologia e esquecimento : uma crítica a representações universais de linguagem

Vitor Pequeno

Orientador(a): Lauro José Siqueira Baldini

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P399t

A tese nas mãos do leitor é um trabalho nos contextos da Análise de Discurso francesa, desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas entre 2015 e 2019. A proposta aqui foi a de realmente pensar tecnologias ligadas aos gestos de linguagem e a medida na qual fazem ou podem fazer parte de todo o arcabouço teórico-analítico da nossa disciplina. O pressuposto foi o de que questões relacionadas às materialidades técnicas das práticas linguageiras, apesar de constitutivas do gesto linguageiro, não são suficientemente opacas no contexto teórico da Análise de Discurso e, portanto, não são passíveis de se agregar ao dispositivo analítico. O percurso foi, portanto, o de demonstrar uma certa regularidade histórica nas formas sociais de discursivização das tecnologias linguageiras (como “representação da linguagem”, “da fala”, ou “do pensamento”), tanto quanto demonstrar uma espécie particular de esquecimento relacionado ao uso dessas tecnologias. No percurso de análise do editor de texto Microsoft Word, acabamos por demonstrar como o aplicativo não só é costurado por uma discursividade própria, mas é também condição de possibilidade para um gesto linguageiro específico a esse aplicativo, colocando em questão, portanto, a unidade teórico-metodológica de certas concepções inatistas do significante linguagem. Fazemos, finalmente, uma travessia pela questão do arquivo, na medida em que, no contexto das tecnologias digitais, a Análise de Discurso muito se preocupa com a questão do “tratamento automático dos textos”, e se beneficia de um estudo de como as tecnologias linguageiras (aqui na forma das práticas técnicas e de conhecimento da programação) atravessam as formas de produção dos arquivos atuais.

Palavras-chave: Análise do discurso; Tecnologia - Linguagem; Editor de textos (Programas de computador).