Resumo

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Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC

Gláucia de Jesus Costa

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Doutorado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C823m


Resumo:
O objetivo deste estudo é descrever e analisar, com base na perspectiva dos novos/multiletramentos, o potencial do Portal do Professor do MEC como espaço de enriquecimento da prática pedagógica do professor e de apoio aos processos de formação continuada por meio da colaboração em rede. Para o tratamento dos dados, elegi a pesquisa documental de base qualitativa. O corpus da pesquisa é o Portal do Professor do MEC. Na análise dos dados, apresento uma descrição dos elementos constitutivos do portal conjuntamente com as respectivas considerações sobre a funcionalidade desses elementos no processo de formação dos professores da Educação Básica. Essa descrição é realizada em uma perspectiva multimodal baseada nas categorias de análise propostas por Luc Pauwels (2012). O referencial teórico que embasa a pesquisa está ancorado nos estudos multimodais, nos pressupostos dos Novos letramentos e da Pedagogia dos Multiletramentos. São discutidas também questões sobre formação de professores, sobretudo em ambientes digitais, e colaboração em rede. No decorrer das análises e discussões desta pesquisa, procuro responder as seguintes questões: que elementos sinalizam e sustentam que o Portal do Professor tem o potencial de promover enriquecimento da prática pedagógica do professor? Que espaços do portal integram elementos capazes de orientar o professor em sua prática docente, bem como associar-se aos pressupostos dos multi/novos letramentos? Quais recursos são adotados pelos idealizadores e mantenedores do Portal do Professor para assegurar que, em meio a tantas outras fontes de pesquisa disponíveis na web 2.0, certifiquem o Portal do Professor como uma fonte eficaz para a formação de professores? As análises dos dados sinalizam que, se, por um lado, o Portal do Professor se coaduna com os modelos de educação contemporânea por ser um ambiente virtual e reunir um conjunto interligado de ferramentas, páginas, documentos de hipertexto, tutoriais, links e ambientes capazes de propiciar o exercício de colaboração em rede entre professores, por outro também deixa a desejar quanto a sua função de portal, pois a falta de atualização periódica de conteúdo, de informações, de novos materiais para estudo, coloca, de certa forma, à prova sua credibilidade e, possivelmente, sua retroalimentação. As conclusões decorrentes deste estudo visam colaborar com as discussões acerca das inúmeras possibilidades que o professor da educação básica pode dispor de formação continuada ao transitar por ambientes digitais, além de apontar a possibilidade de planejar ações didáticas que possam ser agregadas a outros recursos já existentes em sala de aula, aprimorando, assim, sua prática docente, tornando-a verdadeiramente reflexiva e transformadora. PALAVRAS-CHAVE: Portal do Professor; multiletramentos, novos letramentos, colaboração em rede, formação docente.

Palavras-chave: Multiletramentos; Letramento; Aprendizado colaborativo; Tecnologia educacional; Professores - formação.

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