Percepção de alunos do ensino médio técnico de uma instituição da rede federal sobre ciência e tecnologia

Andressa Menezes de Souza

Orientador(a): Marcelo Knobel

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - So89p

O desenvolvimento de uma cultura científica, que perpassa várias instâncias políticas, incluindo a educacional, é um direito do cidadão que o acompanha por toda a vida. O presente trabalho parte do pressuposto de que o indivíduo se informa e se forma em diferentes ambientes ou contextos mediados pela Divulgação Científica, pelo Jornalismo Científico e pela Educação Científica. (SHEN, 1975; LAUGKSCH, AYLA, 1996; LAUGKSCH, 2000) O objetivo geral desta pesquisa de percepção pública de ciência e tecnologia se concentra em levantamento e comparação das opiniões e hábitos informativos sobre ciência e tecnologia de alunos do ensino médio de cursos técnicos em Química e Controle Ambiental de uma instituição federal no Rio de Janeiro. Como estratégia para atingir tal objetivo, três objetivos específicos foram estabelecidos, sendo eles: 1) especificar o que os alunos pensam sobre ciência, cientistas e sua profissão; 2) indicar o nível de confiança na ciência, em cientistas, jornalistas e professores; e 3) identificar como os alunos se informam sobre temas científicos da sua área de formação, e se o desenvolvimento das mídias sociais gerou impacto nesse processo. Tendo questionário como ferramenta, o estudo de caso compara as respostas com os planos de curso de Química e Controle Ambiental em busca de hipóteses de como os cursos poderia ter contribuído para tais resultados. Conclui-se que há diferenças significativas entre a percepção, confiança, forma e quantidade de informação consumida e uso das mídias sociais entre os alunos ingressantes e concluintes e a população em geral. Mesmo sabendo que o tempo disponível para uma dissertação não permite comparação dos grupos em início e final de curso não se pode negar a influência da educação formal para a cultura científica do cidadão. Como consequência, sugere-se que pesquisas de percepção de C&T com públicos cada vez mais específicos sejam vistas como ferramentas fundamentais para os atores sociais interessados em saber o que pensam e como tais públicos lidam com C&T em seu dia-a-dia.

Palavras-chave: Divulgação científica; Ensino técnico - Brasil; Ensino médio - Brasil.