O papel dos vídeos de ciência na divulgação científica : o caso do projeto ScienceVlogs Brasil

Raphaela Martins Guedes de Azevedo Velho

Orientador(a): Germana Fernandes Barata

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - V543p

A racionalidade econômica capitalista atua profundamente sobre diversas instituições humanas, como a ciência e a comunicação, tendo como alguns dos mais notáveis resultados respectivamente a ênfase na comunicação da ciência e o surgimento das plataformas digitais. Assim, a divulgação científica que acontece em websites de compartilhamento de conteúdo e de redes sociais também é afetada por tal racionalidade, gerando desafios e oportunidades para os divulgadores atuantes nestes meios. O objetivo desta pesquisa é compreender como divulgadores do projeto ScienceVlogs Brasil – uma aliança brasileira de canais do YouTube que produzem conteúdo de divulgação científica – lidam com tais pressões e possibilidades. Através da metáfora da plataforma YouTube como um cinema algorítmico, localizado no coração da cibercidade (a totalidade da Web), são investigadas as motivações para divulgar, as estratégias utilizadas pelos youtubers para capturar e prender a atenção de suas audiências em um ambiente altamente competitivo, e as perspectivas de profissionalização na área da divulgação científica. Narra-se também a história do projeto e investiga-se o que compõe a “cientificidade” atestada pela aliança, que tem como um de seus principais propósitos ratificar a qualidade das informações científicas veiculadas. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa quantitativa para tentar identificar alguns dos fatores responsáveis por aumentar a popularidade de vídeos de divulgação científica no YouTube, utilizando para isso uma amostra de 441 vídeos pertencentes ao projeto ScienceVlogs Brasil. Utilizou-se um questionário online e entrevistas com o diretor e coordenador do projeto para responder às perguntas de cunho qualitativo, e uma análise estatística descritiva e inferencial para verificar a relação entre certos fatores (tema, formato, número de recursos de edição dos vídeos; tamanho do vídeo, idade do vídeo, produtividade do canal, número de likes, número de comentários e canal ao qual o vídeo pertence) com a popularidade dos vídeos, e o impacto relativo de cada uma sobre tal popularidade, calculada como o número de visualizações por dia de publicação do vídeo. Os resultados mostraram que o projeto ScienceVlogs Brasil, composto principalmente por homens jovens, com alto nível educacional e atuantes em ambientes educacionais (escolares ou universitários), funciona tanto como um centro de curadoria de conteúdo, sendo o controle de conteúdo feito de maneira informal pelo público ou por outros divulgadores; quanto como um sistema para canais compartilharem públicos e tornarem-se mais relevantes individualmente como um grupo na plataforma. Em geral, os divulgadores compreendem a divulgação científica como uma maneira de educar cientificamente a população, e são motivados pelo desejo de “empoderá-la” e oferecer-lhe ferramentas para que tenha uma “atuação mais cidadã”, estando a maioria deles também disposta a profissionalizar-se na área da popularização da ciência. Os resultados quantitativos mostraram que as variáveis likes, produtividade do canal, idade e formato do vídeo foram estatisticamente relevantes para explicar a maior popularidade de alguns vídeos de ciência, abrindo caminhos para diversas investigações futuras.

Palavras-chave: Divulgação científica; Vídeos para Internet; YouTube (Recurso eletrônico).