Estudo da incorporação da Realidade aumentada na leitura de poema em duas turmas no ciclo inicial do Ensino Fundamental II

Rita de Fátima Rodrigues Guimarães

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G947e

A pesquisa descrita e discutida nesta dissertação busca compreender, no campo de estudos da linguagem, o uso da Realidade Aumentada (RA) incorporada à leitura de poemas por alunos do Ensino Fundamental II, recorrendo à criação de um material multimidiático elaborado exclusivamente para a investigação proposta. O objetivo principal da pesquisa é entender como as diversas mídias e linguagens presentes no material proposto constituem as leituras realizadas pelos alunos em contexto escolar. Dessa forma, apresento e discuto: (i) a construção de um modelo de material multimidiático que explora as potencialidades de sentido do poema escolhido, ou seja, A Bailarina, de Iêda Dias (1993); (ii) a identificação e a descrição dos percursos de exploração do material multimidiático feitos pelos alunos como nova interface de interação e de conjunto de mídias; (iii) a interpretação do poema antes e após o uso do material proposto; (iv) a interpretação do conjunto dos componentes do material multimidiático feita pelo alunos; (v) e as avaliações feitas pela professora de Língua Portuguesa e pelos alunos participantes. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo, envolvendo alunos no ciclo inicial do Ensino Fundamental II, de uma escola particular do município de Jundiaí, SP, aos quais foi proposta a leitura com RA do poema escolhido. Esta pesquisa está apoiada em estudos sobre: leitura literária e de poemas (cf. COMPAGNON, 2010; GEBARA, 2002; PAES J. P., 1998; ROUXEL et al.., 2013; SORRENTI, 2013); a RA na educação (cf. DUNLEAVY & DEDE, 2014; LIU e et al, 2017; BOWER et al., 2014); poemas digitais interativos no campo da ciberliteratura (cf. FLETCHER, 2017; LIN et al., 2012); novas mídias e ensino (cf. LEMKE, 2002; SIGNORINI, 2013) e metodologia de pesquisa no campo aplicado (cf. BOGDAN, BIKLEN, 1998; LANKSHEAR, KNOBEL, 2008; MERRIAM, 1998; YIN, 2009). A análise dos resultados aponta sobretudo para o interesse despertado nos alunos e para as potencialidades do uso da RA para a leitura de poemas no ensino fundamental. Palavras-chave: Realidade Aumentada. Poemas. Estudo de Caso Qualitativo. Ensino Fundamental II.

Palavras-chave: Realidade aumentada; Poesia; Literatura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino; Leitura (Ensino fundamental); Método de estudo de casos; Pesquisa qualitativa; Estudantes do ensino fundamental - Estudo de casos.