Resumo: Esta Dissertação se propõe a discutir o estatuto do poeta e da poesia na obra da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, com base na análise de uma antologia de poemas da autora. Em nosso estudo, sua poesia é relacionada a uma tradição poética que remonta ao Romantismo alemão. Em um primeiro momento, situamos, em termos gerais, a poeta no panorama da poesia portuguesa do século XX, apontando os principais diálogos que sua obra constrói com a de outros escritores, do mesmo período e anteriores a ela e que foram, também, referências importantes para Andresen enquanto leitora. Em seguida, pretendemos mostrar que sua poesia ecoa as preocupações e temas presentes no romantismo alemão e, em termos poéticos, na obra do poeta Hölderlin (1770-1843), atualizando-os para a realidade de seu tempo. Na sequência, discutimos nossa hipótese central de trabalho, qual seja, a de que, na poética andresiana, a criação poética é responsável por garantir à poesia seu estatuto sagrado, com base no próprio gesto de elocução poética; entendemos que a grande crença presente em sua obra é a crença na própria poesia, dramatizada poeticamente a partir do gesto criador presente na escrita.
Palavras-chave: Andresen, Sophia de Mello Breyner, 1919-2004 - Crítica e interpretação; Poesia portuguesa - Coletânea; Literatura portuguesa; Religião e literatura; Poetas portugueses - Séc. XX.