Os manuscritos de Ferdinand de Saussure sobre as lendas germânicas : uma relação entre a fala e a história

Stefania Montes Henriques

Orientador(a): Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - H395m

Esta tese teve como principal objetivo investigar de que maneira os conceitos de fala e história se encontram presentes nos manuscritos saussurianos sobre as lendas germânicas. Sabe-se que esses dois conceitos fazem parte da chamada "tese das exclusões saussurianas", segundo a qual Ferdinand de Saussure teria excluído dos estudos linguísticos a fala, a história, o sujeito e o referente. Essa exclusão teria ocorrido no Curso de Linguística Geral, obra baseada nas anotações dos alunos que participaram dos três cursos de linguística geral ministrados por Saussure entre 1907 e 1911. Entretanto, é de conhecimento dos estudiosos da teoria saussuriana que, enquanto o linguista suíço se detinha nos estudos sobre linguística geral, também pesquisava outros temas, tais como os Anagramas e as Lendas Germânicas. Estima-se que essa última pesquisa ocorreu entre 1903 e 1910, abarcando, portanto, parte do período em que Saussure se dedicou ao ensino de linguística geral na Universidade de Genebra, o estudo anagramático (1906-1909), além de pesquisas sobre a toponímia suíça (1901-1904). Considerando a parcial concomitância entre essas pesquisas, pensamos que a análise saussuriana das lendas germânicas nos proporciona um espaço propício não somente para pensar a fala, como também para pensar a história e pode contribuir, ou pelo menos complementar, as elaborações saussurianas sobre esses conceitos no âmbito da linguística. Desse modo, nosso percurso se inicia pelos estudos mitográficos no século XIX, tendo em vista que há uma relação bastante estreita entre história e mitografia, o que nos possibilitar meios para analisar as elaborações de Saussure sobre as lendas germânicas. Após esse percurso, dedicamo-nos à análise das produções saussurianas no final do século XIX e início do século XX, a saber: as Trois conférences (1891), um dos trechos que compõe o Notes pour un article sur Whitney (1894) e as três comunicações proferidas à Société d'Histoire et Archéologie de Genève (1901-1904). A escolha desses materiais se justifica porque eles indicam um interesse de Ferdinand de Saussure tanto pelos estudos mitográficos quanto pela relação estabelecida entre língua, fala e história. Por fim, nos detivemos nos manuscritos saussurianos sobre as lendas germânicas com o intuito de apreender de que maneira os conceitos de fala e história são concebidos nesse material. Esses manuscritos, arquivados na Bibliothèque de Genève (BGE) como Ms. Fr. 3958 e Ms. Fr 3959, são constituídos por 18 cadernos, além de, aproximadamente, 800 folhas avulsas. Por meio de nosso percurso pelas elaborações saussurianas, chegamos à conclusão de que não é possível sustentar a cisão entre um Saussure diurno e um Saussure noturno, pois, ao que nos parece, o conhecimento comparatista do linguista justificou e, inclusive, embasou suas elaborações sobre a mitografia que, por sua vez, possuem uma relação estreita com a linguística geral e, principalmente, com a constituição de uma ciência geral dos signos. Além disso, os conceitos de fala e história atravessam a teoria saussuriana, tanto no âmbito das lendas quanto no âmbito da língua.

Palavras-chave: Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 - Crítica e interpretação; Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 - Manuscritos; Lendas; Civilização germânica; Fala; Linguagem e história.