O ensino de literatura e a formacão de leitores : práticas didáctico-pedagógicas nas aulas de português em Moçambique

Óscar Alexandre Fumo

Orientador(a): Cynthia Agra de Brito Neves

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F962e

Esta pesquisa investiga as práticas de ensino de literatura no Ensino Secundário Geral em Moçambique. Partindo da constatação de que os principais documentos orientadores de ensino (Plano Curricular do Ensino Secundário Geral e programas da disciplina de Português) não explicitam os parâmetros para o ensino de literatura, a pesquisa procura compreender que práticas didáctico-pedagógicas os professores desenvolvem com conteúdos de literatura na sala de aula (objectivos e encaminhamentos metodológicos) e de que modo as articulam com o objectivo do Sistema Nacional de Educação de formar para o exercício da cidadania. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e reconhece a literatura como objecto de linguagem, assumindo que o seu ensino deve se orientar para o desenvolvimento de competências de leitura, condição fundamental para a cidadania. A abordagem tem respaldo teórico em estudos do âmbito da leitura literária (CANDIDO, 2012; TODOROV, 2009; COMPAGNON, 2009; JOUVE, 2012) e ensino de literatura (AGUIAR e BORDINI, 1993; ROUXEL, 2013; ZILBERMAN, 2016). Quanto à metodologia, a pesquisa segue a orientação do paradigma qualitativo, interpretativista, numa perspectiva etnográfica (ANDRÉ, 2012; ERICKSON, 1984). O trabalho de campo realizou-se em duas escolas da cidade de Maputo e distrito de Marracuene e envolveu quatro professores de português, dois de cada escola. Na geração de dados, combinou-se três procedimentos, nomeadamente a observação de um total de 6 aulas de 90 minutos; entrevistas semi-estruturadas com os quatro participantes; e análise dos documentos orientadores e livros didácticos. Os resultados indicam que as práticas de ensino de literatura dos participantes da pesquisa baseiam-se grandemente nos enunciados dos programas de ensino e nas sequências didácticas propostas nos livros didácticos, mesmo que os professores reconheçam as limitações teóricas e metodológicas desses documentos, que os consideram não terem como pressuposto as necessidades de aprendizagem dos alunos; os professores atribuem ao ensino de literatura as finalidades de (i) fazer os alunos conhecerem a cultura e a realidade da sociedade moçambicana; (i) treinar aspectos gramaticais e (iii) desenvolver o gosto pela leitura. A primeira orientação é a mais dominante e a que se pode confirmar nas práticas de ensino observadas; quanto às práticas de leitura de e com os textos literários, conclui-se que, apesar de o texto literário ter uma presença regular nas aulas, apenas serve para exemplificar géneros literários e responder a questionários; não se realizam actividades que envolvam o treino de protocolos, estratégias e operações de leitura visando que o aluno se torne um sujeito leitor capaz, como sugere Rojo (2000), de ler para além do literal dos textos, interpretá-los, fazê-los dialogar com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social, discutir com eles, replicando-os e avaliando posições e ideologias que constituem os seus sentidos.

Palavras-chave: Literatura - Moçambique; Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino; Leitura (Ensino médio) - Moçambique; Prática de ensino - Moçambique.