Resumo: O estilo literário de "Casa-grande & senzala" e "Sobrados e mucambos" tem sido tratado como uma de suas características principais desde o período imediatamente posterior ao lançamento das obras até as suas leituras mais recentes. Em vista disso, o presente trabalho se propôs fazer um estudo de fôlego e profundidade descrevendo, por meio de leitura cerrada, as principais características desse estilo. Observa-se que Freyre, em condições de circulação relativamente restritas, conseguiu produzir uma prosa bastante sensorial e próxima ao registro oral escolarizado do português brasileiro. Também se anotou que o autor se valeu das técnicas de enumeração e modalização para construir sua argumentação, ao mesmo tempo que elaborava imagens a partir da sua própria sensibilidade sem se desvincular do trabalho documental. Para isso, o autor empregou um modo de expressão impressionista e operou um trabalho esmerado com as perspectivas diversas que se construíam a partir de seus arquivos de base. Em todo esse processo, observa-se uma interlocução, às vezes implícita, às vezes explícita, com a comunidade leitora, de modo a convidá-la a confraternizar nas experiências que o autor definia como caracteristicamente brasileiras.
Palavras-chave: Freyre, Gilberto, 1900-1987; Antropologia social; Estilística; Modernismo (Literatura) - Brasil; Retratos brasileiros.