Resumo

Versão para impressão
Discursos sobre cidade e efeitos do exótico no jornalismo de viagens

Edilberto Vinícius Brito Nascimento

Orientador(a): Cristiane Pereira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - N17d


Resumo:
Como os discursos sobre cidade circulam no jornalismo de viagens e funcionam pelos efeitos do exótico? A pesquisa analisa os sentidos sobre cidade em reportagens, imagens e propagandas da “Qual Viagem” (Editora Qual), “Viagem e Turismo” (Editora Abril) e “Viaje Mais” (Editora Europa), principais publicações da área no Brasil, além de recobrar condições de produção amplas e estritas que sustentam o corpus no sujeito-de-direito do modo de produção capitalista; identificar no discurso jornalístico regularidades que significam cidade pelo exotismo; e compreender o exótico em diversos autores. Método de investigação, a Análise do Discurso é a disciplina de interpretação que se tece na contradição teórico-prática para compreender a produção dos sentidos. A análise mostra que o falar periódico constrói desde a “cidadezinha” charmosa até a metrópole “ambiciosa” e “monumental”. As versões sobre cidade nas revistas de viagem dependem da narratividade que o jornalismo produz e pela qual se constitui, uma memória que estrutura o que se diz e como se diz. O corpo da cidade, atado ao corpo do sujeito que dela/nela enuncia, significa pelos discursos diferentemente (variança) por causa das condições de produção a colocar camadas na urbe. A memória, no entanto, que se tem sobre as cidades da Suíça (“onde não pode deixar de visitar os Alpes”) difere da que se tem sobre as do Myanmar (“o mais exótico da Ásia”), por exemplo. Nesse sentido, os discursos sobre cidade no jornalismo produzem efeitos do exótico, não apenas na relação necessária e linguageira do inter/intradiscurso, mas marcando o “outro” como diferente (o “mais”, o “melhor” etc.). Ao formular pelo exótico, o jornalismo de viagens silencia outras versões sobre cidade que não eram as esperadas (antecipadamente) pelas publicações.

Palavras-chave: Análise do discurso; Cidades e vilas; Jornalismo; Turismo.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.