Resumo: A partir da leitura comparativa das primeiras obras publicadas pelos escritores brasileiros Clara Averbuck e Santiago Nazarian no início da década de 2000, esta dissertação pretende analisar os recursos e estratégias utilizados pelos autores para suas respectivas inserções no cenário literário contemporâneo, bem como para construção e divulgação de suas figuras autorais, ambas marcadas pela excentricidade e pelo forte apelo midiático. Ver-se-á que a constante atuação pública dos escritores, assim como a proximidade com o seu público-leitor promovida, entre outras coisas, pela internet e a emergência dos blogs como espaço propício à divulgação de novos autores, resultou também na confusão de identidades entre as figuras autorais e as personagens-escritores que aparecem nos romances analisados. Além disso, devido aos traços autoficcionais e gestos performáticos, identificáveis tanto no texto literário quanto fora dele, objetiva-se ainda discutir as tensões provocadas na crítica literária pelos conceitos de autoficção e performance.
Palavras-chave: Averbuck, Clarah, 1979-; Nazarian, Santiago, 1977-; Performance (Arte); Literatura brasileira.