Aspectos retóricos e poéticos em Jonathan Edwards : uma análise de Heaven, a world of love

Raynara Karenina Veríssimo Correia

Orientador(a): Marcos Aparecido Lopes

Mestrado em Teoria e História Literária - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C817a

Através de um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo, esta dissertação de mestrado teve como objetivo principal analisar os aspectos retóricos e poéticos do sermão Heaven, a World of Love, último da série Charity and its fruits, pregada por Jonathan Edwards em 1738 e publicada apenas postumamente. Trata-se uma exegese de 1 Coríntios 13 sobre a necessidade da manifestação das virtudes cristãs, sendo a caridade ou amor a maior delas, sendo, portanto, a única que permanecerá no universo celestial de forma aperfeiçoada e suprema quando todas as demais cessarem. Dada a relevância do autor da obra no contexto norte-americano, considerado até hoje como um ícone na história eclesiástica da América, este trabalho se justifica por abordar os sermões mediante um viés crítico-literário, possibilitando a interpretação dos conceitos que lhe são subjacentes. Analisar Jonathan Edwards por este ângulo nos permitiu compreender a importância da literatura em sua elocutio. Além disso, o estudo de seus escritos no contexto universitário é uma forma de viabilizar o acesso ligado a questões culturais, políticas, filosóficas e literárias. Para realizar este trabalho, compusemos três capítulos principais, nos quais tratamos, em primeiro lugar, acerca da retórica, fazendo um apanhado histórico sobre o tema, a fim de entendermos o seu funcionamento geral e de destacarmos quais os aspectos da mesma mais se evidenciam no texto analisado. No capítulo seguinte, nos detivemos à retórica no âmbito da Reforma Protestante, com o intuito de saber como esta veio a ecoar no Puritanismo. Para isso, tivemos a pretensão de investigar como a tradição da retórica reformada foi incorporada por meio de personagens fundamentais do movimento, como Martinho Lutero (1483-1546), que oficializou o início do mesmo, e João Calvino (1509-1564), considerado o maior exegeta da reforma; afetando posteriormente o movimento puritano, do qual destacamos William Perkins (1558-1602), que legou a história um dos manuais de homilética mais vendidos na sua época, até chegar em Jonathan Edwards, em outro continente, dois séculos depois. No capítulo final, nos dedicamos à análise do sermão proposto. Para realizá-la, nos ocupamos da dispositio, que se refere a ordenação do discurso, sua disposição, e também da elocutio, que são as expressões linguísticas dos pensamentos formulados na inventio. Escolhemos estas etapas pois entendemos que tais se constituem como imprescindíveis para que haja o sucesso da elaboração discursiva. Como resultado, constatamos que Edwards se apropriou de diversos recursos estéticos, como figuras de linguagens e dispositivos mnemotécnicos, dos quais podemos destacar a sinestesia e a anáfora, além da ascendência tríplice de sinônimos ou adjetivos, a fim de promover o efeito retórico desejado no público, a conversão, fosse pela comoção, pelo medo ou pelo afeiçoamento à beleza. Isto posto, este estudo servirá de base para entendermos mais claramente como a tradição retórica atravessou séculos e continentes, desde Córax e Tísias (465 a.C) até sua influência em Jonathan Edwards (1703-1758). Com um trabalho desta natureza, será possível também abordar a história da hermenêutica e sua vinculação com a retórica, abrindo caminhos para futuras análises concernentes a sermonística puritana e suas relações com a poética literária.

Palavras-chave: Edwards, Jonathan, 1703-1758; Retórica; Poética.