Resumo: Esta dissertação consiste de uma análise semântica que teve por objetivo verificar a influência da linguagem poética na produção de “Si”. O trabalho se sustenta no método de análise da Semântica do Acontecimento, desenvolvido por Eduardo Guimarães. Nosso material de análise é um poema, que acompanha um vídeo animação, construído durante o desenvolvimento de uma oficina cultural, realizada na Fundação Casa. Neste material, constatamos um processo de nomeação e de renomeação, que nos serviu de base para verificar a influência da linguagem poética na produção de “Si”, por meio da descrição e da comparação dos acontecimentos de linguagem e dos agenciamentos enunciativos que identificamos nestes processos, através da análise de texto. Exploramos em nossa descrição, outros aspectos do conceito de Agenciamento desenvolvidos por Deleuze e Guattari (conceito utilizado por Guimarães em sua obra para compor o agenciamento enunciativo), como a mistura de corpos (agenciamento maquínico), e a linha de fuga.
Palavras-chave: Semântica; Enunciação (Linguística); Agenciamento da escrita; Corpo humano e linguagem; Subjetivação.