Resumo

Versão para impressão
A escrita e a função social do romance de memória contemporâneo : Sefarad (2001) de Antonio Muñoz Molina

Ana Paula de Souza

Orientador(a): Suzi Frankl Sperber

Doutorado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - So89e


Resumo:
Esta tese tem como objetivo analisar o romance Sefarad (2001), do escritor espanhol Antonio Muñoz Molina (1956), com a finalidade de compreender dois aspectos: em primeiro lugar, os procedimentos de escrita empregados pelo romancista contemporâneo para escrever ficção a partir da memória; e, em segundo lugar, as funções que o romance de memória pode assumir na sociedade atual. Para contemplar esses dois aspectos, esta tese se divide em duas partes. Na primeira parte, o primeiro capítulo investiga a forma como o romance Sefarad suscita discussões acerca da relação entre memória e imaginação, e entre realidade e ficção. O segundo capítulo analisa o uso das práticas de intertextualidade na escrita desse romance. No terceiro capítulo, é estabelecido um breve paralelo entre o romance Sefarad e o Em busca do tempo perdido (1913 - 1927) de Marcel Proust, com o objetivo de analisar os procedimentos proustianos adotados pelo escritor espanhol. O quarto capítulo verifica os procedimentos criados pelo autor para incorporar, na escrita romanesca, a oralidade. Na segunda parte da tese, o primeiro capítulo demonstra como o romance de memória denuncia os riscos das diversas modalidades de esquecimento, e assume um papel na resistência contra o esquecimento, na medida em que: torna-se lugar e objeto de memória; valoriza a testemunha da história ao transformá-la em personagem de ficção; e revela o compromisso com o dever de narrar a memória. O segundo capítulo verifica como o romance, ao abordar a temática da culpa, permite refletir sobre o uso desse sentimento, ora como justificativa para o esquecimento, ora como instrumento de luta contra o aniquilamento da memória. O terceiro capítulo demonstra como o romance contemporâneo compromete-se a narrar os traumas coletivos e históricos. E o quarto capítulo analisa como o romance pode ser uma forma de expressão da memória coletiva, auxiliando no processo de resgate e construção das memórias coletiva e histórica. Por fim, defende-se a hipótese de que a memória é uma das pulsões que motivam o escritor contemporâneo na escrita da ficção.

Palavras-chave: Ficção; Memória; Narrativa - Espanha; Antonio Muñoz Molina; Sefarad.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.