Romances à venda : leilões de livros no Rio de Janeiro (1836-1868)

William de Oliveira Tognolo

Orientador(a): Márcia Azevedo de Abreu

Mestrado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - T572r

Dentre os estudos da História do Livro e da Leitura, diversas formas de compra e venda de livros foram analisadas, no entanto, um importante modo de comercialização de impressos não foi examinado detidamente: os leilões de livros. Este é o propósito desta dissertação, que analisa essa forma de acesso a impressos no Rio de Janeiro entre os anos de 1836 e 1868. Para realizar este estudo, recorreu-se aos anúncios de leilões presentes em três diários, Jornal do Commercio, Diário do Rio de Janeiro e Correio Mercantil, examinados via Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que facultou o acesso às edições digitalizadas. Esta dissertação tem como objetivo apresentar essa forma de compra e venda de impressos, aquilatar sua relevância, saber quais obras foram postas em circulação através dos pregões e avaliar a importância dos romances em meio às outras obras anunciadas. Esta pesquisa intenta também analisar o perfil socioeconômico dos proprietários que puseram seus acervos em leilão, a fim de conhecer uma parcela dos sujeitos que possuíam livros nessa época, identificar parte dos livros que eles tinham e pensar correlações entre os proprietários e a posse de impressos, focando a análise de modo particular nos romances. Pretende-se, ainda, avaliar a importância dos leiloeiros em seu papel de mediadores culturais. Foi possível perceber que os leilões eram frequentes no período e os livros tinham presença mediana entre as mercadorias anunciadas. As obras abarcaram diversas línguas, com destaque maior às latinas e ao inglês. Houve muitas menções aos livros históricos, de medicina, direito, mas principalmente aos literários. Diversos autores constaram nas propagandas de leilões, com destaque para Voltaire, Shakespeare, Walter Scott, Alexandre Dumas e Paul de Kock. Numerosos títulos também foram mencionados, sobressaindo-se a Bíblia, Os Mistérios de Paris, Enciclopédia e Dom Quixote. Romances foram amplamente anunciados, mormente, os franceses e os folhetinescos, havendo clara conexão entre os mais mencionados e os livros mais vendidos na França. Os anúncios indicam que tanto os membros da elite quanto os sujeitos dos estratos médios da sociedade tinham romances, porém as bibliotecas da elite concentravam os romances mais antigos e conhecidos, enquanto os acervos dos estratos médios tinham obras modernas e principalmente folhetins. Finalmente, foi possível perceber que a atividade leiloeira era essencial para a circulação dos impressos.

Palavras-chave: Leilões de livros; Livros - História; Ficção romântica.