Análise fonético-acústica para fins forenses em cinco localidades brasileiras a partir da base Brasildata

Aline de Paula Machado

Orientador(a): Plínio Almeida Barbosa

Doutorado em Linguística - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M18a

O objetivo desta pesquisa é de, através de um conjunto de parâmetros acústicos, determinar quais são as características mais distintivas entre um grupo de falantes do português brasileiro. Este trabalho faz parte da pesquisa de Doutorado “BrasilData” que consiste na criação de um banco de dados de um grupo com total de 80 falantes masculinos de quatro estados, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Espírito Santo, que simulará situações forenses (de crime) em gravações por celular e gravadores digitais. O corpus estudado até esta fase consiste em um grupo com 42 gravações do sexo masculino de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Maceió e Vitória, com faixa etária entre 18 a 35 anos e nível de escolaridade mínimo de ensino médio completo. A Fonética Forense é a aplicação do conhecimento, teorias e métodos da Fonética Geral nas tarefas de contexto policial (JESSEN, 2008). As gravações consistiam em duas partes, primeiramente utilizando um gravador digital ao ar livre onde o participante responde questões sobre sua vida e rotina; posteriormente, com a mesma dinâmica, realizava-se uma ligação para o celular do participante cuja voz era capturada por uma placa de áudio. Escolhemos inserir o uso do telefone celular além do grande uso do aparelho em crimes, mas também pela dificuldade da análise de gravações. Alguns de seus efeitos foram evidenciados por Byrne & Foulkes (2004) e evidenciados no trabalho, são eles: (i) efeitos do ambiente, (ii) efeito dos falantes e (iii) efeitos técnicos, contendo distorções nas frequências das gravações. Através de testes de análise estatística utilizando o programa R conseguimos apontar quais dos parâmetros fonético-acústicos apresentavam variação nos contextos de mudança de transmissão (gravação direta e por telefone celular) e interfalantes, ou seja, quais destes parâmetros conseguem indicar informações idiossincráticas intrafalantes entre as variedades estudadas. Os parâmetros acústicos escolhidos para a análise foram: a taxa de dinamicidade dos formantes e duração das vogais, mediana da frequência fundamental e frequência do segundo formante, frequência baseline, ênfase espectral, média de intervalos vocálicos e ?C (desvio padrão de intervalos consonânticos). Concluímos na nossa pesquisa que parâmetros de frequência do segundo formante e frequência baseline apresentaram resultados significativos na relação entre canal de transmissão e também na diferença entre os conjuntos de sujeitos das variedades regionais analisadas. Parâmetros de ritmo e tempo também foram eficazes para a comparação de locutor em diferentes canais de transmissão.

Palavras-chave: Fonética; Fonética Forense; Fonética acústica.