Elaboração de questionário de valores humanos em relação à ciência e à tecnologia : proposta de um novo indicador de percepção pública de ciência e tecnologia

Braulino Nunes de Vasconcelos

Orientador(a): Marcelo Knobel

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - V441e

O presente projeto de pesquisa teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento de indicadores de Percepção Pública de Ciência e Tecnologia. Esses indicadores podem ajudar a compreender o processo de produção e divulgação do conhecimento científico por meio de pesquisas que proporcionem maior interação com a sociedade. Optamos por utilizar os Valores Humanos como um indicador devido à sua importância no estudo de comportamentos humanos e por ser um indicador ainda pouco explorado na relação com C&T. O presente estudo buscou elaborar e validar o Questionário de Valores Humanos em Relação à Ciência e Tecnologia (QVRCT), tendo como principal referencial teórico os trabalhos de Schwartz (1992; 2005). O modelo proposto por Schwartz é referência nos estudos em Valores Humanos como teoria com maior evidência de validade e precisão nos diferentes continentes em que foi aplicada. Primeiramente foi realizada uma análise das questões por meio da apreciação de juízes para, em seguida, ser realizada um teste piloto do questionário que visou avaliar a clareza das questões formuladas. A aplicação do questionário foi realizada com 193 estudantes de graduação da Unicamp através de entrevistas e por meio digital. A validade da estrutura interna do QVRCT foi aferida por meio da análise fatorial multivariada que identificou uma estrutura satisfatória (r?0,3), composto por vinte itens e quatro fatores (Autopromoção, n=5; Autotranscedência n=6, Conservação n=5; Abertura á mudança n=4). A evidência de validade por variável externa foi atestada através da correlação entre o QVRCT e o Portrait Values Questionnaire (PVQ-21) de Schwartz, onde os fatores apresentaram correlação estatisticamente significativa entre si (r?0,3), sendo Autopromoção (r= 0,618) o mais elevado e Conservação (r=0,493) o mais baixo. Esses valores predominantes identificados estão ligados a algumas características dos estudantes que foram traçadas de acordo com as respostas. Entre os entrevistados, observou-se a predominância dos valores ligados às dimensões Autopromoção e Abertura à Mudança. Portanto, os estudantes apresentaram os VHs ligados ao “aspecto pessoal”, mais egoísticos, e ainda uma aproximação com a temática científica e tecnológica. Os estudantes se mostraram propensos a compreender a relevância do conhecimento científico na sociedade, e apresentaram-se confiantes nos avanços científicos e na capacidade de inovação, como um fator de reconhecimento e destaque pessoal. Em compensação, houve um distanciamento dos VHs ligados ao coletivo, ao costume e à aceitação dos ideais mais tradicionais da sociedade e conservação do meio ambiente. Os resultados indicaram que as pessoas dos cursos de exatas, saúde e biológicas possuem escore mais elevado em situações que relacionam a Ciência e Tecnologia com o ganho pessoal/profissional. Por fim, diante dos elementos de validade, precisão e ajuste podemos considerar promissor que o QVRCT seja utilizado como uma medida robusta e que Valores Humanos sejam aprimorados para auxiliar na PPCT. Futuros estudos em construções de indicadores de percepção pública da ciência que incluam amostragens probabilísticas e representativas são importantes para entender como diferentes populações se relacionam com o conhecimento científico-tecnológico e ainda permitir comparações entre diferentes regiões brasileiras.

Palavras-chave: Percepção social - Testes; Comportamento humano; Ciência e tecnologia.