A percepção dos pesquisadores sobre a importância de divulgar a ciência por meio da imprensa

Carla Cristina Gomes de Souza Oliveira

Orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - OL4p

Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos cientistas sobre a importância de divulgar a ciência por meio da mídia tradicional. A amostra — composta por 215 pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) — representa 34,5% da população de 623 cientistas, acessados por meio de questionário online e autoaplicado. Todos atuam nos seis institutos de pesquisa agropecuária e 11 polos da APTA, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os seis institutos são: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP) e Instituto de Zootecnia (IZ). O questionário propiciou o levantamento de informações sobre como e com que frequência o pesquisador tem se relacionado com a imprensa com o intuito de difundir informações junto à sociedade. Os objetivos específicos do estudo foram: verificar os aspectos positivos e negativos apontados pelos pesquisadores na comunicação com a sociedade; identificar os principais desafios, obstáculos, prejuízos e benefícios notados no relacionamento entre cientistas e jornalistas; coletar informações sobre como e com que frequência o pesquisador tem colaborado para que a população tenha conhecimento sobre a presença da ciência em sua vida e possa identificar o vínculo entre a ciência e os produtos e serviços no dia a dia. O método adotado para analisar o questionário foi a estatística descritiva, que resume a amostra da pesquisa com base em uma coleção de dados, gráficos e tabelas. Os resultados trazem dados e informações que poderão contribuir com o aprimoramento de procedimentos nas áreas de comunicação das instituições de pesquisa. Por exemplo, 75% dos entrevistados afirmaram gostar de atender à imprensa e para os que não gostam, a razão não está em não ver benefícios nessa relação – nenhum pesquisador marcou esta opção; 74% notam benefícios em veicular seu trabalho na imprensa, o benefício mais apontado é a transferência de ciência e tecnologia (C&T), seguido da possibilidade de atrair parcerias; quase 30% tinham se relacionado com a imprensa no último mês. As informações são relevantes para melhorar a relação entre jornalistas e cientistas e aprimorar a comunicação científica, gerando impactos na percepção do público em relação à ciência e à tecnologia. Este deve ser um objetivo das políticas de C&T e também da área da educação, com ganhos para a sociedade como um todo. A divulgação científica é amplamente justificada por constituir relevante veículo de prestação de contas junto à sociedade, representar importante ferramenta de valorização institucional e, assim, facilitar o acesso à obtenção de recursos. Somam-se a esses benefícios a possibilidade de contribuir para atrair jovens para a área de ciências. O estudo também se baseia em pesquisas sobre percepção pública da ciência, encomendadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). As pesquisas têm revelado o interesse de brasileiros por ciência e tecnologia, mas sem efetiva busca de informações.

Palavras-chave: Ciência na comunicação de massa; Divulgação científica - Brasil; Imprensa - Brasil; Pesquisadores - Brasil; Jornalistas - Brasil.