Projeto Sirius : como a mídia retrata a construção da mais cara e complexa infraestrutura científica do país

Ricardo Schinaider de Aguiar

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Ag93p

O Sirius pode ser considerado o maior projeto em andamento na área de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Orçado em R$ 1,3 bilhão, ele prevê a construção da mais complexa infraestrutura científica do país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. O Sirius substituirá o UVX, atual síncrotron do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo. Máquinas como o Sirius e o UVX usam campos eletromagnéticos para impulsionar partículas, como elétrons ou prótons, a velocidades próximas à da luz. A radiação obtida no processo permite estudos em diversas áreas do conhecimento. De acordo com seu planejamento o Sirius deverá ser inaugurado em 2020. Este projeto de pesquisa buscou compreender como o Sirius foi retratado pela mídia entre os anos de 2010 e 2013. Para a realização deste estudo foi utilizada uma metodologia híbrida, que incluiu a Análise do Conteúdo, análises quantitativas, qualitativas e uma abordagem por critérios de qualidade. Um método, apenas, não permitiria analisar e compreender o objeto pela sua complexidade. Foram analisadas 62 de um total de 71 matérias presentes no clipping do site do projeto Sirius e selecionadas as 22 reportagens publicadas por veículos de comunicação de massa para aplicação da abordagem por critérios de qualidade. Além disso buscou-se entender a estrutura de comunicação e equipe de assessoria de imprensa do projeto. Foi verificado que, apesar de um aumento quantitativo de matérias sobre o Sirius ao longo do período analisado, a qualidade da maior parte dos textos era regular ou ruim. O enfoque das matérias foi majoritariamente relacionado a investimentos financeiros, priorizando os gastos públicos com o projeto e deixando em segundo plano tanto a importância do acelerador de partículas para o país como as possíveis pesquisas que poderão ser realizadas com a nova máquina. Durante o período analisado foi verificado que o Sirius não possuía assessoria de imprensa ou plano de comunicação.

Palavras-chave: Divulgação científica; Jornalismo científico; Assessores de imprensa; Projeto Sirius.