Vlogs e publicidade : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs do YouTube

Mayara Pereira Lima-Silva

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - L628v

O presente trabalho se propõe a discutir a presença do discurso publicitário em vlogs do YouTube e o modo como esta fusão, sem uma marcação clara que a tipifique como propaganda, possibilita que a propaganda, por meio da figura dos influenciadores digitais, permeie as práticas na web 2.0 sem que haja uma leitura crítica de seus conteúdos. Para tal reflexão, a análise do corpus selecionado dentre vídeos de grande relevância no YouTube será feita a partir da discussão sobre a Era do Multissinóptico (PINHEIRO, 2011) em contraste com a era sinóptica, assim como das reflexões sobre a convergência midiática visualizada hoje na sociedade ocidenal. A discussão teórico-analítica para compreender a produção e circulação destes vlogs se dará por meio dos estudos relacionados à Multimodalidade, à Gramática Sistêmico-Funcional e à Sociossemiótica (Kress, 2009; Van Leeuwen 1996; Mathiessen e Halliday, 2014 e Lima-Lopes 2012). A metodologia adotada consiste na análise multimodal da plataforma YouTube e, especificamente, das diferenças entre os espaços publicitários oficializados pela plataforma e os espaços não oficiais, como, por exemplo, a produção de vídeos por meio dos influenciadores digitais. A análise e discussão acerca de três vídeos selecionados de acordo com os parâmetros expressos no Capítulo Metodológico busca compreender: quais são as estratégias dos próprios youtubers para valorizarem um discurso publicitário como um discurso pessoal, quais valores éticos e sociais estão envolvidos na comercialização da opinião a maneira como os multiletramentos escolares podem envolver-se na discussão crítica e na construção do sujeito criticamente posicionado frente às demandas do capital e da sociedade líquida moderna.

Palavras-chave: Multimodalidade (Linguística); Youtube (Recurso eletrônico); Multiletramentos; Gramática sistêmica; Vídeo-blogs; Internet na publicidade.