Resumo

Versão para impressão
Subsídios para design instrucional e-learning no contexto da produsagem e convergência : um estudo de caso de um cMOOC

Dáfnie Paulino da Silva

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Doutorado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si38s


Resumo:
Esta investigação examina as estratégias de Design Instrucional (D.I) e interações, ocorridos em um curso e-learning piloto, a partir de uma perspectiva teórica ancorada nas práticas da produsagem, cultura de convergência, teorias do design Instrucional e teoria de aprendizagem conectivista. Nosso objetivo é apontar subsídios, para um D.I. e-elearning, que favoreçam tais práticas e priorizem o engajamento. Assim, realizamos um estudo de caso, guiado pelo paradigma qualitativo-interpretativo, de um curso on-line cMOOC (Connectivist Massive Open Online Course). O curso baseia-se na teoria de aprendizagem conectivista e caracteriza-se como curso de acesso livre. O formato cMOOC e similares representam uma tendência da web 2.0, desenvolvendo iniciativas que buscam as práticas colaborativas e produseiras, porém tomam essa dianteira sem compreender os mecanismos de funcionamento do engajamento, produsagem e colaboratividade nos ambientes em que eles ocorrem. Isso acarreta problemas, pois a dinâmica de tais práticas é, em vários aspectos, refratária a certos obstáculos institucionais, políticos, técnicos e pedagógicos, vinculados a valores e relações de poder já tradicionais em educação, o que torna complexa sua apropriação para iniciativas oficiais de ensino-aprendizagem. Tal complexidade justifica a necessidade de um estudo, o qual aponte possíveis subsídios para um D.I. favorável às práticas e transliteracias, da cultura de convergência e produsagem. Para a investigação, elencamos duas perguntas de pesquisa: (1) Quais são as metas instrucionais do curso cMOOC analisado e quais estratégias elencadas para isso? (2) Que fatores instrucionais, pedagógicos e técnicos se aproximam ou favorecem os princípios e práticas comuns às comunidades de produsagem? Por fim, nossa expectativa é que os achados desta tese contribuam para as novas propostas de ensino-aprendizagem on-line e para o trabalho do designer instrucional e-learning. Tais resultados podem, eventualmente, ampliar os efeitos positivos e a escalabilidade dos cursos MOOC, além de melhorar a resposta participativa (engajamento) em outros desenhos de aprendizagem.

Palavras-chave: Design de sistemas instrucionais; Convergência; Aprendizado colaborativo; MOOCs (Ensino via Web).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.