O papel das universidades na divulgação científica do Pantanal : o caso UFMS e UEMS

Luana Rodrigues Campos

Orientador(a): Maria das Graças Conde Caldas

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C157p

Considerado um dos ecossistemas mais abundantes em biodiversidade do mundo, o Pantanal, maior planície alagadiça do planeta, caracteriza-se por seu regime de secas e cheias e pelo mosaico de diferentes biomas que o compõe. Sua importância é reconhecida a nível mundial pela UNESCO, que concedeu ao bioma o título de Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera desde os anos 2000. No entanto, atuais tendências de desenvolvimento econômico têm causado profundos impactos ambientais ameaçando o pulso de inundação que garante o equilíbrio natural da região. Desde 2011 um Projeto de Lei federal específico para o Pantanal vem sendo debatido no Senado com a finalidade de assegurar maior proteção à região. O debate tem sido composto por interesses diversos e muitas vezes contrários entre as diferentes populações que compartilham o território pantaneiro. Por isso é essencial que haja informações de qualidade circulando pelos meios de comunicação, reconhecidamente capazes de moldar visões de mundo na sociedade. Para tanto reconhece-se que não se trata de uma tarefa exclusiva da mídia, mas de diversos atores envolvidos na produção e circulação do conhecimento científico. Entre estes localizam-se instituições públicas de pesquisa e em especial as universidades públicas brasileiras apontadas como responsáveis por 80% da produção científica nacional. Por seu papel de vanguarda é da onde se espera que partam as reflexões sobre as questões que afligem a sociedade. Desse modo, o interesse deste trabalho foi analisar se e de que modo as instituições de ensino superior públicas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgam as pesquisas que produzem sobre o Pantanal por meio do trabalho de suas assessorias de comunicação. Estas são instituições de grande relevância para o estado de Mato Grosso do Sul, onde está localizado 65% do Pantanal brasileiro. A pesquisa contempla ainda, a análise sobre a divulgação do Pantanal em dois veículos de comunicação de ampla circulação no estado de Mato Grosso do Sul: o jornal impresso Correio do Estado e o site de notícias Campo Grande News. O interesse foi verificar a presença das pesquisas científicas sobre o bioma nas pautas e das referidas universidades como fonte. Trata-se de um Estudo de Caso Múltiplo (YIN, 2005), que combina revisão bibliográfica e documental, entrevistas semi-estruturadas (DUARTE, 2012) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). O que se observou a partir desta pesquisa é que ainda é muito pequena a participação das universidades na construção do saber sobre o bioma para a população em geral, apesar do grande número de pesquisas realizadas sobre a região. Um dos fatores encontrados para tanto é o distanciamento entre as assessorias de comunicação científicas e a mídia tradicional. Outro ponto observado é que apesar de ser tema constante na mídia regional a abordagem sobre o Pantanal tem sido superficial e fragmentada. As questões latentes ao bioma como a degradação ambiental e o referido Projeto de Lei Federal do Pantanal aparecem minimamente e de forma enviesada, não havendo espaço para a pluralidade de vozes que compõe o bioma.

Palavras-chave: Divulgação cientifica; Jornalismo científico; Comunicação nas organizações; Pantanal Mato-grossense (MT e MS); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.