Resumo

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A relação histórica entre ciência e religião : uma análise do letramento científico promovido por livros didáticos de ensino médio

Lucas Mascarenhas de Miranda

Orientador(a): Silvio Seno Chibeni

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M672r


Resumo:
Introdução - A partir do final do século XIX começaram a predominar narrativas de um suposto conflito insolúvel entre ciência e religião ao longo da história. Nas últimas décadas, essa visão começou a ser fortemente questionada, não sendo mais aceita entre pesquisadores das relações entre ciência e religião. No entanto, não se sabe o quanto essas novas compreensões foram assimiladas pelos livros didáticos. Objetivo - Verificar como livros didáticos de ensino médio têm apresentado as relações entre ciência e religião; identificar se as abordagens desses livros refletem o estado da arte das pesquisas contemporâneas; e verificar se atendem aos critérios estabelecidos por autores de referência para a promoção de um letramento científico de qualidade. Métodos - Foram examinadas quatro séries de livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação, nas áreas de biologia, filosofia, história e sociologia, totalizando 30 livros. As análises se deram a partir da busca por palavras-chave e leitura dos capítulos mais relevantes ao tema. Os trechos identificados foram categorizados e comparados com as obras mais atuais da literatura internacional em história da ciência e religião. Resultados - Foram identificados 210 trechos, que discutem ciência e religião de modos diversificados. Os livros de biologia, em geral, evitaram o assunto, adotando a abordagem NOMA (non-overlapping magisteria), que defende a completa dissociação entre ciência e religião, uma visão que já não é bem aceita entre os pesquisadores. Nas demais disciplinas, mais citações foram identificadas e as abordagens foram mais variadas. Encontrei livros que adotam e enfatizam a tese do eterno conflito entre ciência e religião, à qual tipicamente se associam diversas informações históricas imprecisas (como a afirmação de que Galileu foi preso e torturado pela Inquisição, de que Giordano Bruno foi um mártir da ciência, de que a ciência secularizou o mundo ocidental, entre outras). Outras obras, em contrapartida, apresentam abordagens mais refinadas e atualizadas, que respeitam a complexidade dessas relações históricas e que estão em consonância com as pesquisas mais recentes da área. Conclusões - Os achados deste estudo indicam que as abordagens sobre ciência e religião nos livros examinados são bastante heterogêneas, quanto ao conteúdo e à qualidade. Nenhuma série de livros está inteiramente livre de problemas históricos, sendo ainda frequentes as assunções feitas pelos autores, mesmo que implicitamente, de que há algum tipo de oposição inevitável entre ciência e religião. Tal posicionamento parece decorrer de uma visão pouco aprofundada e, por vezes, enviesada a respeito do que é a ciência e o que é a religião. Este estudo sugere, portanto, a necessidade de um maior contato dos autores de livros didáticos com a historiografia moderna sobre as relações entre ciência e religião, do que poderá resultar uma melhoria na forma pela qual tais relações são apresentadas ao numeroso público ao qual esses livros se destinam.

Palavras-chave: Ciência - História; Religião - História; Letramento; Livros didáticos.

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