Por novos materiais didáticos que contemplem os multiletramentos : gamificação e elementos de narrativa transmídia no Aventuras Currículo+

Camila de Castro Castilho

Orientador(a): Jacqueline Peixoto Barbosa

Mestrado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C278p

A presente pesquisa é caracterizada por ser uma análise documental inserida no campo da Linguística Aplicada, que tem como objeto de análise o Aventuras Currículo+. Com o objetivo de atender a uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), o material foi inicialmente concebido para ser um projeto de recuperação de aprendizagem para estudantes da rede estadual do Estado de São Paulo. Para tanto, esse material apresenta atividades relativas à leitura e à escrita, cujas atividades são relacionadas por meio de uma narrativa, além de contar com estratégias de gamificação na sua produção e com a articulação com objetos de aprendizagem (OA), disponíveis na plataforma Currículo+, e ferramentas digitais. Com a crescente demanda pela integração de tecnologias digitais em novas práticas, que devem ser caracterizadas pela diversidade de linguagens e multiplicidade cultural, tornam-se cada vez mais necessários materiais que contemplem os multiletramentos e que sejam produzidos a partir de novas estratégias. Por esse motivo, a análise do Aventuras Currículo+ destinou-se a avaliar se o material contempla os multiletramentos e de que forma, além de verificar como se utiliza da estratégia da gamificação e em que medida se aproxima de elementos da narrativa transmídia. Por meio da análise, foi possível verificar que o Aventuras contempla os multiletramentos por meio de textos/produções multissemióticas e da diversidade cultural trabalhados a medida que alguns gêneros e textos/produções são explorados. No que diz respeito à gamificação, o material faz uso de elementos de games na organização das atividades, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades e para a relação dos alunos com os conteúdos de forma lúdica. Quanto à aproximação com os elementos da narrativa transmídia, constatou-se que há a potencialidade de o universo construído ser ampliado para que essa aproximação seja mais efetiva, além de considerar outras adequações pensar em diversidade de mídias e de gêneros no contexto de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Material didático; Letramento; Gamificação; Multímidia interativa<br />.