O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico

Bruna Leite Garcia

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G165p

Esta pesquisa objetiva, a partir de um olhar orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisar o percurso de um jovem afásico na sua reconstituição como sujeito inserido nas práticas de leitura e escrita. Serão apresentados o episódio neurológico que o tornou afásico, sua passagem pelo Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CCA/IEL/Unicamp) e, ainda, suas vivências cotidianas possibilitadas por recursos tecnológicos que facilitam (mesmo para aqueles que não são afásicos) as práticas de comunicação escrita. Merece atenção especial o uso que esse jovem faz de ferramentas virtuais para se reinserir nas práticas sociais mediadas pela leitura e pela escrita. Será possível analisar, também, como é importante a posição que o interlocutor assume no processo de reestruturação da fala e da escrita de uma pessoa afásica, de modo a permitir que a interação aconteça e se estabilize cada vez mais como um processo de retomada de práticas letradas uma vez adquiridas.

Palavras-chave: Neurolinguística; Afasia; Escrita; Leitura; Multimidia interativa.