Resumo

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Arte e Utopia nas estéticas de juventude e de maturidade de Georg Lukács

Renata Altenfelder Garcia Gallo

Orientador(a): Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Doutorado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G137a


Resumo:
Ao longo de sua trajetória intelectual, o filósofo húngaro Georg Lukács (1885-1971) produziu estudos sobre os mais diversos assuntos, como estética, política ou ética. Dentre os temas abordados, a estética ocupou um lugar de destaque em seu pensamento, de modo que, em dois momentos diversos de sua trajetória, redigiu projetos estéticos apoiando-se em bases metodológicas distintas. A “Estética de Heidelberg” (1912-1918) foi redigida em dois momentos diversos, o que resultou em dois textos complementares, intitulados “Filosofia da Arte”, escrita entre os anos de 1912 e 1914, e “Estética de Heidelberg”, composta entre 1916 e 1918. Dentre as diversas influências que os textos apresentam, as mais marcantes são aquelas da filosofia neokantiana, da Lebensphilosophie e dos escritos de Hegel. A segunda redação do projeto estético lukacsiano, cuja publicação da primeira parte se deu em 1963, foi pensada a partir da teoria de Karl Marx e de Friedrich Engels. Lukács, ao iniciar a estética de maturidade, na década de 1950, pretendia a redação de uma obra que consistiria em três partes, entretanto, finalizou, apenas, a primeira delas, publicada no ano de 1963. Apesar de, aproximadamente, 45 anos separarem essas publicações, as indagações que Lukács colecionava acerca da esfera estética eram muito semelhantes. Dentre elas, pode-se citar a preocupação em elucidar o estatuto categorial particular do campo da arte no conjunto das criações humanas, de forma a garantir a autonomia da referida esfera. Em meio a tais problemas, a categoria da utopia e a dimensão do plano utópico na arte entram em cena como elementos importantes em ambos os projetos estéticos do autor. A partir de uma análise de tais textos, da descrição de seus pontos centrais e de um estudo comparado entre aspectos basilares das estéticas lukacsianas, este estudo pretende, por fim, descrever, delinear e discutir o caráter utópico da obra de arte, as suas implicações na esfera estética bem como a relação de proximidade ou de distanciamento entre arte e vida cotidiana na teoria estética do referido autor.

Palavras-chave: Lukács, György, 1885-1971; Estética; Comunismo; Vida; Humanismo; Utopias.

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