Aprendizagem colaborativa e produção textual na plataforma virtual MundoEdu

Laís Zago Nogueira

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - N689a

Esta dissertação tem como objetivo analisar a interface e a dinâmica de interação entre participantes no fórum “Pergunte!” da plataforma online MundoEdu sem a presença de um mediador/tutor, buscando entender os modos como constroem e negociam sentidos sobre suas próprias produções textuais e a dos outros usuários, a partir da noção de aprendizagem colaborativa e na perspectiva dos novos letramentos. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental qualitativa que se encaixa na área da Linguística Aplicada e tem como corpus o histórico de interações do fórum “Pergunte!”. A seleção de dados foi feita a partir de um recorte temporal de todas as interações ocorridas no ano de 2015 e da seleção de postagens que fossem apenas redações de alunos. Dentre essas postagens, três foram escolhidas para as análises, por apresentarem características importantes para serem analisadas sob um viés crítico. Com estes dados, busco analisar como a interface de comunicação do fórum auxilia a interação entre usuários, a partir da ideia de affordances (Latour, 2005) e também de que modo a interação entre os usuários da plataforma propicia a aprendizagem colaborativa, baseando-me nas noções de aprendizagem colaborativa propostas por Coll (2010) e Pinheiro (2013), no conceito de Zona Proximal de Desenvolvimento de Vygotsky (2007) e também na noção de Discurso proposta por Gee (1999). Os resultados mostram que a interface do fórum canaliza as ações dos usuários, e, nesse sentido, o site funciona como um mediador, pois é ele que disponibiliza os recursos e ferramentas que os usuários usarão para interagir naquele espaço; e também que a dinâmica de interação entre os usuários é, na maioria das vezes, colaborativa, o que se revela por meio do tipo de contribuições feitas e pelos Discursos utilizados por cada usuário.

Palavras-chave: Tecnologia educacional; Aprendizagem cooperativa; Língua portuguesa - Escrita.