O efeito retroativo da prova de redação do vestibular da Unicamp em um material para o Ensino Médio

Liv Rocha Fernandes Martins

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M366e

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pode ser considerado um exame de alta relevância, uma vez que decisões importantes são tomadas com base em seus resultados (SCARAMUCCI, 2005). A prova de redação, pela sua natureza e peso na nota final do candidato, gera preocupações entre alunos e professores. Em 2011, essa prova passou por uma mudança em sua estrutura. Este trabalho busca entender se há efeito retroativo dessa prova em um material didático de uma escola do interior do estado de São Paulo produzido depois da mudança e, se sim, como se caracteriza esse efeito. Para compreender esse complexo fenômeno, procuramos analisar em que medida os aspectos salientes da prova de redação estariam representados no material didático elaborado, o que nos daria informações sobre como a autora compreendeu as mudanças propostas. Para responder a essas questões, voltamo-nos às pesquisas de Alderson & Wall (1993), Shohamy (1993), Bailey (1996, 1999), Cheng (1998, 2004), Scaramucci (1999a, 2002, 2005), McNamara (2000) e Watanabe (2004) para fundamentar nosso estudo. A metodologia utilizada na pesquisa, de cunho qualitativo, foi baseada na análise documental e em uma entrevista semiestruturada com a autora do material. Foram analisados documentos como (i) manuais do vestibular; (ii) provas de redação antes e depois da mudança; (iii) provas de redação comentadas pela banca elaboradora; (iv) materiais produzidos pela autora antes e depois da mudança. O novo material foi produzido para suprir as demandas da escola e dos professores do sistema de ensino adotado. Nesse material, os aspectos salientes da nova prova de redação são sub-representados e tratados superficialmente; não abordam o ensino da escrita, mas apenas propostas de escrita avaliativas. Já o material antigo sistematiza o ensino dos aspectos salientes do modelo de prova anterior (coesão, coerência, intertextualidade, atendimento ao tipo textual) através de progressão temática dos tipos textuais abordados na prova de redação do vestibular da Unicamp. Nos dados da entrevista, a autora demonstra discordância com relação à abordagem teórica da prova de redação e explicita a crença de que a abordagem temática seria mais relevante do que o ensino da escrita por gêneros. Essa análise ainda sugere que a autora não compreende bem a nova prova, na medida em que apenas sugere novas propostas escritas, semelhantes às da prova, mas que apresentam problemas, deixando a cargo do professor o ensino e reflexão sobre gêneros. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de melhoria na formação de professores, especialmente quanto ao letramento em avaliação.

Palavras-chave: Universidade Estadual de Campinas; Efeito retroativo; Leitura (Ensino secundário); Redação acadêmica; Professores - Formação.