Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, através do recorte de um curso de Extensão (IEL – 212 – Tecnologias Digitais Móveis e Ensino de Línguas Estrangeiras), ministrado por mim, narrar o meu percurso como professora-formadora de professores de línguas, mais especificamente a Língua Inglesa, e avaliar a relação dos professores participantes do curso com as tecnologias, observando possíveis instâncias de apropriação. Para atingir esse objetivo, a melhor forma foi avaliar a proposta inicial do curso e, depois, a realização do mesmo. As duas perguntas respondidas por mim ao longo dessa pesquisa foram: 1. Quais visões e teorias sobre tecnologia educacional podem ser evidenciadas a partir da proposta do curso; 2. Como os participantes do curso desenvolveram e responderam às atividades propostas, evidenciando possíveis instâncias de apropriação das tecnologias trabalhadas. Os autores que me ajudaram teoricamente foram: Braga (2013), sobre os usos das tecnologias em contextos educacionais; Cope e Kalantzis (2007, 2013), sobre o New Learning, Design e (Re)design e os movimentos pedagógicos; Freitas (2010), Rocha (2010), Selwyn (2011, 2014), sobre as questões da criticidade, agentividade, ensino de línguas crítico e tecnologias como discurso; Garcia e Wei (2011, 2014), sobre as dimensões da criatividade e criticidade; Moita Lopes (2006), sobre a LA indisciplinar; Rocha e Maciel (2015), sobre a perspectiva rizomática; Connelly e Clandinin (2000), sobre a Pesquisa Narrativa; entre outros. Como resultados, entre outros, podemos destacar a observação de possíveis instâncias de apropriação nas dimensões da criatividade e criticidade pelos professores participantes do curso nas reflexões acerca do uso de tecnologias em seus contextos educacionais.
Palavras-chave: Professores - Formação; Tecnologia educacional; Língua inglesa - Estudo e ensino; Narrativas pessoais.