Atores, temáticas e categorias sociais em gêneros televisivos brasileiros

Ana Cecília Almeida Accetturi

Orientador(a): Anna Christina Bentes da Silva

Mestrado em Linguística - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Ac22a

Nosso trabalho de pesquisa tem como principal objetivo investigar o impacto da mobilização de atores, temáticas e categorias sociais na estruturação de dois gêneros televisivos, o programa de auditório e a reportagem em dois programas: Conexões Urbanas, que foi veiculado pelo canal Multishow no período de 2008 a 2015; e Manos e Minas, ainda veiculado pela TV Cultura desde 2008. O Conexões Urbanas se caracteriza pelo objetivo de mostrar as transformações sociais bem-sucedidas no Brasil e no mundo, buscando gerar reflexão e ação em seu público telespectador a partir de reportagens que trazem diversos atores sociais, principalmente das periferias do Brasil. Já o Manos e Minas é um programa de auditório que se caracteriza por trazer vários quadros (entrevistas, shows, reportagens externas, jogos, etc.) que tratam, em sua grande maioria, da cultura popular urbana brasileira, especialmente da cultura paulista de periferia. Nosso interesse por esses programas relaciona-se ao trabalho de pesquisa desenvolvido com objetos sociais (gêneros do discurso, ações de textualização e recursos de linguagem) vinculados ao chamado campo da cultura popular urbana. Assim, nossos objetivos específicos são: (i) discutir o conceito de gênero à luz de teorizações sobre os gêneros do discurso ligadas aos campos de estudos da linguagem e da comunicação; (ii) postular categorias sociais para analisar o papel dos atores sociais na constituição dos dois gêneros analisados; (iii) articular as principais temáticas presentes em cada um dos gêneros estudados à mobilização dos atores sociais nesses mesmos gêneros televisivos; (iv) postular os atores e as categorias sociais como elementos estruturadores dos gêneros televisivos analisados; e (v) traçar quadros gerais das mudanças ocorridas nos dois programas, considerando os recortes feitos. As categorias sociais postuladas a partir do levantamento feito sobre os atores sociais que participam dos programas se revelaram um traço importante para o estabelecimento das diferença entre eles. Para o programa de auditório, determinadas categorias foram predominantes, como os “artistas”, os “trabalhadores autônomos ou subordinados” e os “indivíduos abordados nas ruas”. Já para o programa de reportagem, os “porta-vozes” e os “protagonistas sociais” foram as categorias com maior destaque. A emergência dessas categorias sociais nos programas está diretamente relacionada às temáticas trabalhadas em cada um deles. A nosso ver, a definição do tipo de “agenda” de cada programa demanda a mobilização de certas categorias. Isso foi corroborado também pela análise do tempo de fala dos atores sociais no interior dos programas. Em função do exposto, revelou-se a importância dos atores e das categorias sociais na estruturação dos gêneros televisivos. Por fim, ao longo dos anos de exibição do Conexões Urbanas e do Manos e Minas, determinadas categorias sociais surgiram e outras sofreram um certo apagamento em função das novas “agendas” ou “temáticas” dos programas. Essas novas “agendas” contribuíram para a retirada do Conexões Urbanas da grade de programação da emissora e para a total reestruturação do programa Manos e Minas, que continua sendo exibido atualmente.

Palavras-chave: Televisão - Programas; Cultura popular; Análise do discurso; Comunicação - Aspectos sociais.