Resumo

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A imaginação negativa : uma política da ficção

Luciana Molina Queiroz

Orientador(a): Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Doutorado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Q32i


Resumo:
Nesta tese de doutorado é investigada a existência de uma relação constitutiva entre arte e política e, em particular, a possibilidade de entendermos alguns aspectos formais da produção artística contemporânea como críticos à sociedade capitalista atual. Para fazê-lo, tomo como referência teórica principal a Teoria Crítica da Sociedade e um conceito desenvolvido pelo filósofo Theodor W. Adorno, utopia negativa. A tese está dividida em três partes. Na primeira, analisamos o clima cultural que pressupõe um “imobilismo histórico” e que, em razão disso, afirma igualmente a impossibilidade de obras de arte serem utópicas. Na segunda parte, investigamos o processo de autonomização estética, isto é, o modo pelo qual a arte (e, em particular, a literatura de ficção) adquire suas próprias regras de constituição na modernidade. Tomamos como pressuposto que esse processo tem como ápice o modernismo e o modo pelo qual ele é entendido como simultaneamente isolado da vida social e crítico a ela. Na terceira e última parte da tese, analisamos alguns aspectos formais da chamada arte contemporânea/pós-moderna. Tomamos como casos a serem comparados e analisados o conto “Pierre Menard, autor de Quixote”, de Jorge Luis Borges; a obra “Brillo Box”, de Andy Warhol; e o romance “Os Detetives Selvagens”, de Roberto Bolaño. A hipótese que orientou o trabalho é a de que parte da arte contemporânea passa por um processo de desautonomização, segundo o qual algumas obras se tornam críticas à sociedade atual a partir das tensões sociais encontradas no modo idiossincrático pelo qual combinam aparência de não autonomia e autorreflexividade, ou seja, a arte em questão é crítica quando se aproxima formalmente de objetos e práticas cotidianas que têm utilidade e valor de verdade, tais como a crítica literária, a réplica de uma mercadoria, a enciclopédia, o testemunho, etc. Com isso, essas obras fazem refletir a respeito das condições materiais da própria produção artística.

Palavras-chave: Estética na literatura; Modernismo; Pós-modernismo; Utopias; Teoria crítica.

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