O efeito retroativo do EPLIS nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo

Paula Ribeiro e Souza

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Doutorado em Linguística Aplicada - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - So89e

Esta pesquisa teve como foco de investigação o efeito retroativo do EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro) nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo. O EPLIS é um exame de proficiência, aplicado, anualmente, a controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica, desde 2007, em cumprimento às normas e regras da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) quanto à avaliação da proficiência dos profissionais envolvidos nas operações de voo internacionais. Em 2014, esse exame foi estendido a alunos do último semestre de um curso de dois anos de formação em controle de tráfego aéreo. Adotando um desenho metodológico misto, este estudo é composto por duas fases consecutivas. A primeira fase, denominada quantitativa, objetivou analisar padrões e tendências nas percepções e atitudes dos participantes em relação à influência do exame em diversos aspectos do ensino e aprendizagem de inglês. Para isso, foi elaborado um questionário, e as informações coletadas foram analisadas com o emprego de técnicas estatísticas. A segunda fase, de natureza qualitativa, pretendeu explicar, expandir e corroborar os resultados iniciais, gerando dados por meio de grupo focal, entrevistas individuais e observações de aulas. Os resultados mostraram que o exame influenciava as habilidades desenvolvidas, os tipos de tarefas realizadas e seus formatos, as avaliações em sala de aula e a abordagem de ensino do professor. Fatores como a proximidade do EPLIS, a proficiência dos alunos, o nível de conhecimentos de alunos e professores sobre o exame e a alta-relevância das provas de rendimento realizadas em sala de aula interferiram nesse processo. Assim, o efeito retroativo era mais intenso na última série do curso, quando aspectos do teste eram mais mencionados e discutidos, e as habilidades orais eram mais exploradas em sala de aula. Contudo, deficiências na capacitação dos professores em relação ao exame pareceram contribuir para que algumas características do teste fossem mais enfatizadas em detrimento de outras. Somado a isso, a alta-relevância das avaliações escritas fez com que o desenvolvimento da produção oral fosse diminuído em sala de aula, principalmente, nas 2ª e 3ª séries. O nível de proficiência percebido dos alunos também influenciou a intensidade do efeito. Assim, alunos mais proficientes demonstraram maior confiança, motivação e atitudes positivas, atribuindo níveis mais elevados de relevância ao exame, bem como à frequência com que buscavam informações se engajando em atividades preparatórias. Nas turmas mais avançadas, também foi constatado que os professores desenvolviam mais a produção oral, promoviam mais oportunidades de interação entre os alunos e exploravam mais atividades semelhantes às do exame. Por fim, limitações nas funções comunicativas avaliadas no exame se refletiram negativamente na sala de aula, o que fez com que tarefas com foco no gerenciamento do diálogo piloto-controlador e no uso de estratégias de negociação de sentido tendiam ser negligenciadas.

Palavras-chave: Efeito retroativo; Avaliação de proficiência; Lingua inglesa - Exames; Pesquisa - Metodologia; Brasil. Força Aérea Brasileira.