O "Ciência sem Fronteiras" pelo olhar da comunidade acadêmica : o caso da UNIFAL-MG e da UNIFEI

Bruno Pereira de Souza Andrade

Orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - An24c

Esta pesquisa buscou identificar, do ponto de vista de professores e ex-bolsistas de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) vinculados à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no sul de Minas Gerais, qual é a percepção da comunidade acadêmica a respeito do programa, tendo como base os objetivos propostos no decreto de criação do CsF, que, nesta pesquisa, se configuraram em categorias de análise. Lançado em 2011, o CsF foi o projeto de maior destaque no âmbito das políticas de internacionalização da educação superior e ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Brasil, chamando a atenção de universidades e cidadãos, da mídia em geral e da comunidade científica, o que gerou elogios, mas também críticas, sobretudo em relação ao seu planejamento. A partir da literatura de internacionalização da educação superior e do próprio Programa Ciência sem Fronteiras, a pesquisa, ancorada em método de estudo de casos múltiplos, ajudou a entender a percepção do programa nas instituições em questão. Com abordagem qualitativa, este estudo de casos contou com a aplicação de questionários online à comunidade universitária, por meio da plataforma Online Pesquisa, o que subsidiou a coleta de dados. Também foram realizadas análise documental e entrevistas aos gestores de Relações Internacionais e Coordenadores Institucionais do CsF nas universidades investigadas. O exame interpretativo dos dados foi respaldado por análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram que, pelo olhar da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e da UNIFEI, o maior ganho com a adesão ao CsF nessas universidades foi individual, ou seja, dos beneficiários, que declararam ter alcançado imenso crescimento pessoal e acadêmico. Em contrapartida, não foram observados ganhos institucionais relevantes, exceto pelo estímulo à internacionalização, visto que os objetivos do programa analisados neste trabalho não foram alcançados integralmente nessas instituições. Assim, o estudo permitiu concluir que, sem um planejamento adequado e avaliação específica que direcione as ações, a dificuldade em implementar os objetivos próprios de um programa de internacionalização como o CsF será perpetuada, fazendo com que altos investimentos não se convertam em benefícios amplos ao país e às instituições, senão em ganhos pessoais dos beneficiários desses financiamentos.

Palavras-chave: Programas de intercâmbio de estudantes; Estudantes universitários - Brasil; Políticas públicas - Brasil; Ciência.