Resumo

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Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado

Érika de Lima Santana Simioni

Orientador(a): Celso Luiz Figueiredo Bodstein

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si45e


Resumo:
É tema principal dessa dissertação o trabalho de fotografia social humanista de Sebastião Salgado e suas contribuições para esse gênero da imagem. Para sua construção, a metodologia de leituras e de visualização de vídeos sobre o tema central; a aplicação de uma entrevista por email a profissionais relacionados ao tema, para auxiliar no suporte de compreender o quanto o trabalho de Salgado é único, notório e importante para a fotografia social, mas cheio de nuances questionadoras apresentadas nos 5 capítulos dessa dissertação. Na introdução do trabalho há questões norteadoras à pesquisa; é detalhada a metodologia usada e apresentado como será a estrutura da dissertação. No primeiro capítulo foco nos pontos históricos relevantes para o estudo, mas sem traçar com linearidade a história da fotografia; é exposto o embate fotografia e arte, as revoluções que ela sofreu, e como o fotógrafo foi ganhando importância e assumindo novos papeis nessa história. Na sequencia, quem é e o que produziu Sebastião Salgado, seus laços políticos, como se mantém e sua situação de imigrante. A partir do terceiro capítulo surgem as análises com relação às fotografias sociais do fotógrafo. Nesse capítulo é focada estética, ficcionalidade, paradoxo do belo e chocante, as condições de desigualdades retratadas, as denúncias enquadradas como arte, a comercialização do drama humano, e uma apresentação e análise das obras: Sahel, Trabalhadores, Retratos de Crianças do Êxodo, Êxodos, África e Gênesis. No quarto capítulo, é apresentado como se deu a entrevista por email, apresentado os entrevistados e o resultado da tabulação qualitativa feita para a leitura dela; questão por questão é destrinchada e refletida tendo como base todas as respostas recebidas. E por fim, no último capítulo, a relação das imagens de Salgado com as representações imagéticas na contemporaneidade; as mudanças de conceito no decorrer do tempo, a relação dos indivíduos com as imagens, e a leitura que as fotografias de Salgado podem ter nesse novo mundo.

Palavras-chave: Salgado, Sebastião, 1944-; Fotógrafos - Brasil; Fotografia em preto e branco; Fotografia nas ciências sociais.

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