Resumo

Versão para impressão
Linguagem e Teoria da Mente de segunda ordem : investigando os estados mentais de ignorância e crença falsa

Thuany Teixeira de Figueiredo

Orientador(a): Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes

Mestrado em Linguística - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F469L


Resumo:
Esta pesquisa trata da relação entre linguagem e a habilidade cognitiva denominada Teoria da Mente – doravante ToM (PREMACK e WOODRUFF, 1978). A investigação tem como objetivos principais: (i) avançar na compreensão e discussão do que realmente caracteriza um estado mental de segunda ordem, (ii) e de como este nível de operação mental pode vir a se relacionar com a linguagem. Dentre os estados mentais de segunda ordem, trabalhamos, especificamente, com a compreensão de dois deles: ignorância e crença falsa. Com o suporte da Teoria Gerativa (TG), a hipótese a ser investigada é se a linguagem desempenha um papel central na atribuição de estados mentais de segunda ordem (DE VILLIERS, 2000; 2005; COULL, LEEKAM e BENNETT, 2006). Nos desenvolvimentos recentes da TG, o Programa Minimalista traz à tona a interação da faculdade da linguagem com os outros sistemas cognitivos e com tudo aquilo que configura a arquitetura da mente/cérebro (CHOMSKY, 1998). É a partir desta perspectiva que iremos explorar a relação entre linguagem e ToM. Metodologicamente, elaboramos três tipos de atividades experimentais, com diferentes desenhos e características que modificam a tarefa clássica proposta em Perner e Wimmer (1985) para segunda ordem, que foram realizadas com um grupo controle de adultos e um grupo experimental de crianças de 4 a 7 anos, período de aquisição de linguagem, sendo ambos os grupos falantes nativos do português brasileiro. Em resumo, os resultados mostraram que: as crianças brasileiras testadas compreendem o estado mental de ignorância de segunda ordem a partir dos 4 anos de idade, e compreendem o estado mental de crença falsa de segunda ordem a partir dos 5 anos de idade; a variável idade foi a única que observamos ter um efeito estatisticamente significativo para as respostas dos grupos testados; é possível dizer que há uma relação entre os estados mentais de segunda ordem porém, essa relação não é observada igualmente para todas as faixas etárias do grupo experimental e nem para todas as histórias que compõem a tarefa que testa esse aspecto; o desenho experimental com as características de ausência de estímulos linguísticos na narração das histórias e opção de seleção de imagens demonstraram produzir um efeito de facilitação no desempenho das crianças testadas. Os resultados aqui reportados acompanham os resultados que têm sido obtidos por pesquisas com o PB e com outras línguas para o nível de segunda ordem.

Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Filosofia da mente; Teoria social cognitiva.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.