Rolando Boldrin e o Programa Sr. Brasil : história de amar um país

Orientador(a): Tristan Guillermo Torriani

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G586r

Essa dissertação apresenta um estudo sobre o Programa Sr. Brasil, exibido há 13 anos pela emissora TV Cultura, idealizado, dirigido e apresentado por Rolando Boldrin. O programa é um reflexo de sua trajetória artística e fruto de estudos que o artista realiza, desde sua juventude, sobre a musicalidade genuinamente brasileira. A pesquisa descreve passagens da carreira de Rolando e traça um paralelo, por meio de conteúdos, fontes e entrevistas, entre ele e a evolução da comunicação no país, os principais movimentos musicais e os programas televisivos de divulgação cultural nacionais. Apresenta uma reflexão histórica e multidisciplinar ao analisar o processo de construção e produção desse programa que divulga e fomenta a música, o artesanato, os causos e a literatura brasileiros.

Palavras-chave: Boldrin, Rolando, 1936-; Programa Sr. Brasil (Programa de televisão); Cultura popular; Música brasileira; Comunicação de massa e música.