Conexões entre a formação de professores e a cultura científica

Marília Pinto de Moura da Rocha

Orientador(a): Márcio Barreto

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - R582c

A pesquisa analisa as contribuições que o jornalismo científico pode oferecer para a formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil e a importância desse tipo de comunicação para o letramento científico das equipes escolares. Partimos da perspectiva de que o papel assumido pelo professor na sociedade contemporânea demanda com mais intensidade uma atuação como mediador do conhecimento e que é preciso inserir como parte das aprendizagens que devem ser fornecidas aos estudantes em uma educação integral e humanista o letramento científico (entendido aqui como formação para a cidadania e para a tomada de posições sobre os processos de constituição da ciência, muito mais do que a compreensão de conceitos e conteúdos científicos). Como consequência, é igualmente necessário e urgente discutir também qual a formação dos profissionais para proporcionar esse letramento, e de que forma os saberes e práticas dos educadores se relacionam com o desenvolvimento de uma cultura científica. O trabalho conta com entrevistas semi-estruturadas com professores de uma escola pública do Rio de Janeiro e tem como objetivos a) identificar indícios da importância do letramento científico no desenvolvimento do trabalho docente, e b) analisar em que condições uma iniciativa de formação continuada tem potencial para contribuir com a imersão qualificada de professores na cultura científica.

Palavras-chave: Jornalismo científico - Brasil; Jornalismo e educação; Comunicação de massa e cultura; Educação básica - Brasil; Professores - Formação - Brasil; Professores - Educação (Educação permanente); Letramento - Estudo e ensino (Educação permanente) - Brasil.