Resumo

Versão para impressão
Breves entrevistas com homens hediondos e Oblivion : exaustão e performance da linguagem nas narrativas de David Foster Wallace

Alexandre Domingos Baglioni Marzola

Orientador(a): Fabio Akcelrud Durão

Mestrado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M369b


Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar Brief Interviews with Hideous Men (1999) e Oblivion (2004), dois volumes de contos de David Foster Wallace (1962 – 2008). A fim de compreender tanto o cenário sociocultural do século XXI dos Estados Unidos quanto os rumos da ficção literária contemporânea, haverá uma breve apresentação e ilustração do pós-modernismo, momento cultural que a crítica especializada no autor – bem como grande parte da produção teórica sobre cultura – considera imediatamente anterior e que, de certa forma, no campo literário, estaria sendo superada por ele. Isso se demonstra necessário não apenas pela possibilidade de comparação que naturalmente exige um trabalho sobre literatura contemporânea, mas pela grande atenção que o próprio autor deposita sobre o tema em seus textos de não ficção, também centrais à compreensão de sua produção como um todo. As análises de alguns desses textos estarão presentes no trabalho, com destaque especial a E unibus pluram (1997), responsável pelo sentimento de vanguarda que gira em torno de David Foster Wallace, no qual há a crítica mais direta ao pós-modernismo. Com isso, o conceito de “espetáculo” pensado por Guy Debord (1967) parece ser o mais imediato a aparecer nesse tipo de análise. Contudo, na contemporaneidade dos textos de David Foster Wallace, a parcela sociocultural da experiência concreta que o escritor tenta mimetizar em sua obra é muito mais complexa do que aquela desenvolvida pelo autor francês. Desse modo, a maneira como Boris Groys (2008) pensa o design e o design de si (self-design), que também reconhece no “espetáculo” o embrião da relação entre cultura e mídia, complementa a investigação da parcela mais geral e exterior aos contos de Wallace presente nesse trabalho. Em relação ao texto literário e a tentativa de uma comunicação mais direta com o leitor que o autor projeta – que tanto ele quanto sua fortuna crítica chamam de “sinceridade”, tendo em vista o pano de fundo de sua produção, é necessário, portanto, investigar as questões da representação e da mediação, ambos conceitos que aparecem em Boris Groys (2012) e em Jean Baudrillard (1994). Com efeito, partindo da leitura cerrada de alguns contos de ambos os volumes e relacionando-os com o recorte teórico citado e parte da produção não ficcional do autor, pretende-se averiguar qual é o diagnóstico de tempo que o conteúdo desses contos sugere e qual a proposta literária, subjacente à forma do texto, dessa postura estética contemporânea.

Palavras-chave: Wallace, David Foster, 1962-2008. Breves entrevistas com homens hediondos - Crítica e interpretação; Wallace, David Foster, 1962-2008. Oblivion - Crítica e interpretação; Contos americanos - Séc. XX-XXI - História e crítica; Pós-modernismo (Literatura) - Estados Unidos; O Contemporâneo; Estados Unidos - Séc. XXI.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.