A presença das fábulas de Monteiro Lobato em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (2002-2008)

Juliana Carli Moreira de Andrade

Orientador(a): Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Doutorado em Teoria e História Literária - 2018

Nro. chamada: TESE DIGITAL - An24p

Nesta tese, entende-se que a escola é uma instituição que busca formar indivíduos leitores e que, para tanto, adota o livro didático de língua portuguesa (doravante referido como LDLP) como um meio legítimo de circulação da literatura; compreende-se ainda que o modo de organização do LDLP dialoga com valores/critérios de literariedade estabelecidos pela crítica literária, determinando modos canônicos de compreensão do literário que, muitas vezes, terminam por afastar o leitor da obra literária. Com tais pressupostos, esta pesquisa tem por finalidade analisar a presença de Monteiro Lobato e sua obra infantil em livros didáticos de língua portuguesa avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2002 e 2008. Inicialmente, a pesquisa resultou num panorama da inserção do autor e de sua obra em todos os livros de ensino fundamental, ciclos I e II, avaliados pelo PNLD nesse período. Os dados relativos aos livros didáticos são os fornecidos pelo projeto O Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação (PROPERFIL), realizado a partir de uma parceria entre o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que organizou os dados das avaliações realizadas pelo PNLD realizados entre os anos de 2002 e 2008, referentes ao LDLP. Segue-se ao panorama traçado a análise de quatro capítulos de LDLP com situações de aprendizagem, nas quais são propostas atividades a partir da leitura das fábulas de Monteiro Lobato. Para a seleção dos capítulos estabeleceu-se como critério o fato de as fábulas serem um dos gêneros textuais mais recorrentes nos LDLP e as de Lobato figurarem de modo constante em todas as coleções analisadas pelo PROPERFIL. Além disso, considerou-se a importância de Monteiro Lobato como figura central na produção e na circulação da literatura infantil brasileira em seus primórdios. Os critérios de análise nos quais se apoia esta pesquisa são baseados nos estudos de Annie Rouxel e Langlade (2013) a respeito do aspecto subjetivo da leitura, os quais buscam compreender as apropriações que o leitor faz das obras literárias com as quais tem contato; nos escritos de Lobato (1972/1994) sobre as funções da literatura infantil; nos estudos de Candido (2012) sobre o estudo da obra literária; nas teorias de Lima (2003), Dezotti (2003) sobre A forma da fábula e o Efeito Fábula; nos estudos de Coelho (1991; 2010) sobre os elementos da narrativa; e na Base Nacional Comum Curricular – MEC (2017) para ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, que discute o papel das habilidades e competências na formação do leitor. A organização da sequência didática sugerida norteou-se também pela abordagem subjetiva de leitura e da Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Por meio da análise dos dados apresentados, conclui-se que a presença da obra infantil lobatiana em livros didáticos ainda é bastante significativa. Além disso, as fábulas, gênero textual pedagogizante por natureza, representam de forma acentuada essa presença. Contudo, as atividades propostas nos livros didáticos analisados para seu estudo não contemplam os aspectos estruturais e ideológicos característicos desse gênero textual ou o aspecto subjetivo da leitura fundamental para a formação do leitor literário. Tal constatação foi a motivação para apresentar nesta tese uma proposta didática para o estudo do gênero fábula.

Palavras-chave: Lobato, Monteiro, 1882-1948; Literatura infantojuvenil brasileira; Fábulas brasileiras; Literatura nos livros didáticos; Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Livros didáticos.